LUTA EM DEFESA DA PETROS
Petroleiros em todo Brasil gritam “Essa conta não é nossa!”
Petrobrás pague suas dívidas!
Na luta pelo fim dos equacionamentos que massacram aposentados e pensionistas, centenas de assistidos da Petros se manifestaram ontem por todo país. A data, 24 de janeiro, que é o Dia Nacional do Aposentado.
Há anos participantes e assistidos sofrem com dívidas e dificuldades financeiras devido aos famigerados Planos de Equacionamentos de Déficits da Petros (PEDs). Por isso, fomos para a rua!
O Sindipetro Caxias esteve presente no Ato Unificado em defesa dos participantes e assistidos pela fundação, convocado pela FUP, FNP, a Conttmaf, a Fenaspe e a Ambep. No Rio de Janeiro, a manifestação foi realizada no Edisen (Edifício Senado), prédio onde ficam as diretorias e as principais gerências executivas da empresa.
Perdemos a paciência! A mudança na gestão da Petrobrás, que já completa 1 ano, não garantiu nenhuma solução aos participantes da ativa e aos assistidos dos Planos de Previdência Complementar do Sistema Petrobrás (PPSPs), que continuam arcando com os déficits que deveriam ter sido assumidos pela empresa.
Ônibus com participantes e assistidos da Petros se deslocaram de vários estados, incluindo fazendo viagens de várias horas de madrugada.
Após pressão realizada pelos manifestantes, a presidência da Empresa recebeu uma comissão de representantes das Federações e Sindicatos. O presidente e a diretoria expressaram compromisso em solucionar os obstáculos na negociação, rumo a proposta no curto prazo uma resolver definitivamente os déficits dos planos.
Mais de 500 aposentados protestam em frente ao EDISEN em defesa da Petros
Petroleiros aposentados marcaram um momento histórico no ATO ‘PETROBRÁS, SALVE A PETROS’ convocado pelo Sindipetro Caxias na Sede da Petrobrás, no Centro do Rio.
A iniciativa do Sindicato mostrou a necessidade das federações e Sindipetros iniciarem uma jornada de lutas dos aposentados para garantir mudanças na Petros. Com falas de trabalhadores de base de Caxias e representantes da FUP, FNP, AEPET, ASTAPE e representação de diversos Sindipetros, entre outras entidades, o ato contou também com a participação de aposentados de diversas partes do país que se mobilizaram por conta própria para dizer chega aos planos de Equacionamento que têm garfado a aposentadoria da classe petroleira.
Dissemos um grande NÃO AOS PLANOS DE EQUACIONAMENTO e exigimos que a nova diretoria DEFENDA OS INTERESSES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS e assuma as dívidas bilionárias que tem com a Petros!
A mobilização de hoje demonstrou a disposição dos petroleiros e nos traz ânimo, mas a luta contra o PED precisa continuar. As federações já apontaram no ato a possibilidade da construção de um ato nacional no mês de maio e iremos articular para que seja garantido. Continuaremos juntos(as) na articulação dos próximos passos rumo à dignidade aos participantes e assistidos(as) da Petros.
NOTAS DE ESCLARECIMENTO E INFORMAÇÃO DO GT PETROS:
NOTA 1 – https://fnpetroleiros.org.br/nota-de-esclarecimento-e-informacoes-sobre-os-equacionamentos-dos-planos-petros-do-sistema-petrobras/
Fale a nossa Secretaria de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas pelo WhatsApp no número 21 98318-1809 caso precise de ajuda!
Ouvidoria da Petros 0800 000 4292 e (21) 2506-0699.