Skip to content Skip to footer

No aniversário de 72 anos da Petrobrás, categoria se une em mobilização nacional contra a privatização da PBio, por um ACT forte e pelo fim dos PEDs

Em Caxias, nosso Sindicato reuniu trabalhadores e trabalhadoras no Arco da REDUC. Fortalecemos também a reivindicação a luta contra a exposição ao Benzeno.

Em Caxias, nosso Sindicato reuniu trabalhadores e trabalhadoras no Arco da REDUC. Fortalecemos também a reivindicação a luta contra a exposição ao Benzeno.

Sistema Petrobrás vai mais uma vez foi contra os interesses do povo e dos(as) trabalhadores(as) ao anunciar a aprovação de postos de trabalho terceirizados na PBio (Petrobrás Biocombustíveis) feita pela Diretoria Executiva.

Em plena campanha reivindicatória, a gestão da PBIO informou que os postos de trabalho serão terceirizados a partir da implementação do modelo de parceria privada. Trata-se de um projeto de entregar as usinas para uma nova empresa, a ser criada com participação majoritária do setor privado, o que é absurdo num momento em que o Sistema Petrobrás precisa se fortalecer para garantir a soberania nacional. Diante desse absurdo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus Sindicatos organizam o Ato Nacional realizado hoje, dia 3 de outubro, data de aniversário de 72 anos da Petrobrás.

Há mobilizações contra as privatizações em Sindipetros por todo Brasil, incluindo as usinas da PBio – Montes Claros/MG e Candeias/BA. Em Duque de Caxias nos mobilizamos no Arco da REDUC, com atraso na entrada. Mais de 14 ônibus do Turno e do H.A. foram parados na entrada da refinaria durante as reivindicações pelo fim das privatizações, por um ACT forte – incluindo as denúncias da categoria – e pelo fim dos PEDs.

ACT 2025/2026 FORTE

Estamos em campanha reivindicatória e o ato de hoje (3) também fez parte dessa luta. Reforçamos a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada nas assembleias. Reivindicamos reajuste salarial com ganho real, fortalecimento das pautas econômicas e sociais, melhorias nas condições de trabalho, políticas de saúde e segurança, além de compromissos com diversidade, combate à discriminação e valorização da negociação sindical.

LUTA PED

Há 8 anos cobramos a aniversariante a pagar suas dívidas com os planos Petros PPSP-R e NR para dar fim aos Planos de Equacionamento da Petros (PEDs) que comprometem parte significativa da renda dos aposentados e aposentadas. Reafirmamos a cobrança defendida pelos participantes de que a Petrobrás avance na definição de um acordo judicial que viabilize um novo plano de previdência equivalente ao atual. Mas, sem os pesados descontos dos PEDs, que hoje chegam a consumir um terço dos benefícios dos aposentados e pensionistas.

72 ANOS DE PETROBRÁS

Queremos o fim das privatizações em todo Sistema Petrobrás e um ACT forte

A Petrobrás completa 72 anos no mesmo momento em que comemoramos a vitória histórica da luta popular contra a PEC da Bandidagem e a aprovação da isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 5 mil. Porém, a data também marca a roletada unilateral para a privatização da PBio e o desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás.

A categoria sofre com a estagnação do investimento nas áreas operacionais; pagamentos milionários a acionistas, enquanto apresenta propostas rebaixadas no ACT; o não cumprimento ao efetivo mínimo de segurança nas unidades; os Planos de Equacionamento (PEDs) e outros.

A data é um marco na luta em defesa da soberania nacional, desde os tempos da campanha “O petróleo é nosso”. Hoje, estivemos no Arco e continuaremos nos organizando e lutando pela soberania da estatal para que ela possa cumprir seu papel econômico e social na vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Dentro e fora do chão de fábrica.

SINDIPETRO CAXIAS | 03/10/2025

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]