Pelo fim da escala 6×1 e pela redução de jornada sem redução salarial!
O Sindipetro Caxias está junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH). Iniciada nas redes sociais em 2024 e agora nas ruas, a mobilização dos/as trabalhadores/as terceirizados da educação de BH é uma batalha extensa, mas que pauta principalmente o fim da escala exaustiva de 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução do salário.
Essa luta nasceu da mobilização do Movimento VAT – Vida Além do Trabalho, fundado pelo vereador Vereador Rick (PSOL-RJ) e apoiado pela Deputada Federal Erika Hilton (PSOL-SP). A denúncia das condições de trabalho feita nas redes sociais conquistou mais de 230 assinaturas na PEC contra a escala 6×1. Servindo de inspiração aos trabalhadores e trabalhadoras da educação de Belo Horizonte.
Esse ano (2025) foram realizadas duas grandes assembleias e manifestações na rua com a grande participação da categoria: aproximadamente 2 mil pessoas no dia 29/01 e 4 mil, no dia 12/02. No entanto, a prefeitura de BH ainda não melhorou a proposta, além de um reajuste de 7%, nem sinalizou nada sobre redução da jornada de trabalho. Diante desse cenário, o Sind-REDE/BH inicia uma greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 24 de fevereiro. Decisão aprovada em Assembleia no dia 20/02.
Ajude a repercutir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação de BH. Faça notas e vídeos de apoio nas redes, compartilhe, curta e comente nos conteúdos do Sind-REDE/BH.
QUEM SÃO OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO?
A categoria é formada por aqueles e aquelas que desempenham papel fundamental para a educação e formação para além dos/as educadores/as. São eles/as: cantineiras, faxineiras, portaria, artífices, apoio ao educando, mecanografia e monitores da escola integrada. Hoje, vivem uma jornada de trabalho de 44h por semana, com salários líquidos menos que o mínimo (considerando os descontos legais). Parte na escala 6×1 clássica e parte compensa as 4h do sábado durante a semana, vivendo uma jornada exaustiva.
Estamos juntos e juntas na luta da categoria por melhores condições de trabalho e vida. Uma vitória em BH impulsionará decisões favoráveis os/as trabalhadores/as em todo Brasil na pauta.
Ajude a repercutir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação de BH nos sindicatos, movimentos sociais, associações e entidades de luta que você participa!