Projeto teve seu contrato assinado entre Petrobrás e Transpetro
A Transpetro é uma empresa 100% Petrobrás, criada por Lei durante o governo FHC. Ela deveria ser incorporada de volta ao sistema Petrobrás, mas essa pauta não avança.
A REDUC implementou o projeto SETRAE de forma unilateral, sem negociação com o Sindicato. Agora, estamos vendo informes pela rádio peão de que a REDUC pode transferir as operações de outros sistemas e equipamentos para a Transpetro, diferentemente do que tinha sido anunciado no início.
O fato da Transpetro operar e manter alguns sistemas e equipamentos da REDUC não é uma terceirização em si porque está tudo dentro do Sistema Petrobrás. Os problemas são as dúvidas com a falta de transparência das empresas e a forma de lidar com os trabalhadores. Os poucos informes passados para o Sindicato e a categoria, não estão correspondendo com aquilo que de fato está sendo implementado na REDUC.
Para citar dois exemplos: os operadores da Transpetro não têm casa de controle, ou seja, um local de trabalho adequado para trabalharem. E os trabalhadores do MC estão em dúvida sobre seus postos de trabalho.
Diante disso, estamos solicitando à Petrobrás e Transpetro uma reunião, o mais breve possível, para esclarecer sobre os rumores em relação ao TESIP, o Ponto A, os carregamentos de Asfalto e o pátio do COQUE.
Sindipetro Caxias | 08/11/2024