Diante da desigualdade gritante na distribuição da Remuneração Variável PRD na Petrobrás, esta assembleia do Sindipetro Caxias expressa veemente repúdio à disparidade que favorece excessivamente a alta gestão em detrimento dos trabalhadores do chão de fábrica, serviços técnicos, de apoio e empregados sem função gerencial.
É alarmante constatar que o PRD, longe de ser um instrumento de justa recompensa pelo esforço coletivo, é um mecanismo que beneficia desproporcionalmente uma parcela privilegiada da empresa. Mais preocupante ainda é o fato de que esta política não foi objeto de negociação com os sindicatos, ignorando completamente a voz representativa dos trabalhadores.
Isso escancara o fato de que é possível uma proposta remuneratória melhor, visto que a linearidade está aquém da nossa média e o valor provisionado também ficou bem abaixo do montante máximo de 6,5% do lucro líquido, num cenário de grandes pagamentos de dividendos para os acionistas.
É imperdoável o seguidismo aos formatos remuneratórios instituídos no governo passado com pagamento de múltiplas remunerações, a mais, para a altíssima gerência.
Portanto, exigimos negociação real sobre todas as formas de remuneração, inclusive as variáveis, bem como a valorização de quem a constrói grandeza da nossa empresa para que ela possa estar a serviço do povo brasileiro.
FOTO: EBC
SINDIPETRO CAXIAS | 02/02/2024