As mulheres que amamentam e que se afastam de seus filhos em virtude do trabalho precisam esvaziar as mamas durante a sua jornada diária, para o alívio do desconforto e para manter a produção de leite.
Na maioria das vezes, não há nos ambientes de trabalho um lugar apropriado para isso, o que impede que a mulher aproveite o leite retirado para oferecer ao seu filho posteriormente.
Diante dessa demanda, o Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP, levou a proposta de criação das Salas de Amamentação nas diversas áreas da Petrobrás, sendo conquistada no Acordo Coletivo 2013/2015, vigorando até o nosso atual ACT.
Essa reivindicação foi baseada no reconhecimento pela legislação brasileira de apoio à mãe trabalhadora, que inclui ainda a garantia do emprego desde a gestação, a licença remunerada, o apoio à prática do aleitamento materno e a presença de acompanhante durante o parto e no período pós-parto.
Essa conquista foi o resultado de uma luta, onde evidenciamos a importância de mulheres na construção de pautas para a Mulher Petroleira.
A presença feminina é necessária para construirmos melhores condições de trabalho.
À Sala de Apoio à Amamentação na REDUC encontra-se no Setor Médico – SeSao, composta por:
- Cadeira confortável para a coleta;
- Instalação de 01 ponto de água fria e lavatório, para cuidados e higiene das mãos e dos seios na coleta;
- Refrigerador com termômetro para monitoramento diário da temperatura;
- Ambiente tranquilo e confortável, que proporcionando privacidade às petroleiras; e
- Disponibilidade de frascos esterilizados para a coleta e o armazenamento do leite e recipientes