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Segurança e Saúde: veja o resumo da última reunião da CIPAA da REDUC

URE | Obra nas CCLs | Acidentes | Acidentes | Ruído | Benzeno | Periculosidade 

No dia 14 de janeiro ocorreu a segunda reunião ordinária da atual gestão da CIPAA da REDUC. Veja a seguir os principais temas:

Apresentação Projetos da URE As medidas adotadas nas U-3300 e U-3350 foram apresentadas.  Existem projetos de melhorias a serem implementados como o fechamento do fosso do pote de selagem com concretagem e a troca de trecho de enxofre líquido com sistema de aquecimento mais eficientes. 

Foram feitos questionamentos sobre a manobra de sopragem dos potes de selagem, e a gerência informou que não haverá a extinção da manobra, só  redução da periodicidade.

Houve questionamento sobre a ordem para drenar o P-335006 para chão, que não teria sido realizada por exercício de direito de recusa dos trabalhadores. A gerência respondeu que não há determinação neste sentido e vai averiguar o caso.

Foram feitos questionamentos sobre a falta de clareza sobre o atendimento dos pontos levantados na última inspeção da CIPAA. Há necessidade de discutir manobras previstas em procedimento para o horário noturno e que foi apresentado até o momento não é suficiente para garantia da operação segura da unidade.

Obra da CCL da U-1720 (desdobramentos para a U-1520) A obra segue para finalização, com previsão de entrega em fevereiro deste ano (2025). Foi pontuado que a U-1520 passará por obras similares, devendo ser adotadas medidas de prevenção para que não se repitam os problemas que ocorreram na U-1720, uma vez que a unidade não possui operação remota no CIC, mas na CCL, o que obriga os trabalhadores a ficarem expostos às mazelas da obra, como ruído e resíduos

Acidente hipoclorito TE/MC A comissão solicitou esclarecimento sobre os motivos da não conclusão da investigação, uma vez que o cronograma de reuniões já terminou há 6 meses.  Foi ressaltado que a prática de submeter o relatório a aprovação gerencial é indevida.

Laboratório Há informação sobre o retorno da análise da gasolina com o uso de chumbo tetraetila. Com isso, é necessária a avaliação sobre os impactos nos trabalhadores e a necessidade dessa análise para a refinaria, uma vez que são raras as condições de análise que justificam este uso.

Há ainda a questão da exaustão da sala de octanagem, cujo ventilador direciona o fluxo para a calçada do lado de fora do laboratório, por onde circulam pessoas. 

Exposição a ruídos no PPP Houve questionamento a respeito dos limites para níveis de ruído informados nos cursos normativos da empresa. Especificamente o treinamento ‘Programa de Conservação Auditiva’. A realidade é que os trabalhadores de turno estão expostos a uma jornada de 12 horas no TIR e há preocupação acerca da adequação das informações pois os limites definidos no PPP são para 8 horas e não foram extrapolados. A CIPAA convidará um representante do SMS-SO para esclarecer a metodologia do cálculo da exposição dos trabalhadores.

Exames do Benzeno Informada uma falha na coleta de urina para o monitoramento biológico de exposição ao Benzeno dos trabalhadores da sala de lavagem de garrafas do Laboratório da REDUC. A coleta está sendo feita na parte da manhã, o que contraria o Acordo Nacional de Benzeno, que orienta esta realização ao final da jornada, a partir do terceiro dia de Exposição. Os membros presentes reforçaram a necessidade de avaliar se esta prática estava ocorrendo em outros lugares e se a determinação do horário de coleta para todos os empregados e prestadores de serviço consta na guia do periódico.

Trabalhadores da Rizoma (empresa prestadora de serviços de limpeza na REDUC) Apresentados relatos de que as condições de trabalho são precárias na Rizoma. Ainda, que houve alteração do regime de trabalho de forma unilateral pela empresa, causando prejuízos aos trabalhadores, situação não confirmada pelo gerente do contrato, mas sustentada pelos trabalhadores. A CIPAA fará requerimento de acesso ao contrato com esta empresa, dado o histórico de denúncias.

Periculosidade para motoristas na REDUC Os motoristas da 1001 não estão recebendo o adicional. Foi feito contato com a empresa e indicaram que haverá perícia para avaliar as condições dos trabalhadores. A CIPAA foi informada que a CS BRASIL, outra empresa de transporte, já recebe o reconhecimento da periculosidade. A CIPAA solicitará acompanhamento desta avaliação.

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