Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Sindicato participa de reunião com a Gerência de RH

Treinamento: Sindicato questiona empresa

Na reunião realizada este mês com a Gerência Geral e o RH da REDUC, o Sindicato questionou a forma como têm sido realizados os treinamentos. Além do grande volume de conteúdo, provas e avaliações, os treinamentos estão sendo realizados no horário do experiente. A direção do Sindicato entende a importância da realização de treinamentos para os mais novos na empresa e de reciclagem para os mais antigos, porém não há condições do trabalhador estudar e exercer sua função ao mesmo tempo.

Sendo assim, o sindicato solicitou que a empresa apresente um novo planejamento para que todos e todas possam participar dos treinamentos, sem concorrer o treinamento com o posto de trabalho, de modo a garantir a segurança operacional e efetivo treinamento por parte dos trabalhadores. Solicitou também que os treinamentos sejam suspensos até a apresentação do novo plano.

A gestão da empresa tem incluído o treinamento no GD dos trabalhadores. Não garante um treinamento digno, com horário exclusivo para tal, em tempo hábil, seja na folga ou durante a jornada normal com apoio no posto de trabalho. Isso é ainda mais grave: cheira a assédio moral institucional. Também nos posicionamos contra isso. Resumindo, os treinamentos são sempre bem vindos, se de fato tem como objetivo de a qualificação profissional dos trabalhadores de modo a garantir a produção com segurança. Por isso defendemos a suspensão e o replanejamento destes treinamentos. E que retire qualquer menção a ele no GD dos trabalhadores.

Problemas com Transporte

No final de setembro a empresa anunciou que iria implementar, para o turno, o aplicativo de reserva de cadeira para o transporte do turno. Rapidamente os trabalhadores começaram a questionar o uso do aplicativo. Os trabalhadores do turno avaliam que o aplicativo não contempla as necessidades do turno. As reclamações foram levadas para reunião da CIPA e no dia seguinte a empresa recuou da implementação.

Outro ponto importante que foi levado à reunião da CIPA, é que as vans devem ser trocadas pro micro-ônibus, com exceção de algumas rotas. Vamos manter as cobranças!

Viagem Barulhenta: Na última semana recebemos um vídeo de um ônibus do turno, com um barulho ensurdecedor, parecia que iria se desmanchar. É muita falta de respeito com o trabalhador, que não consegue, se quer, descansar no trajeto pra casa, depois de uma jornada de trabalho cansativa. E para além do desconforto, fica evidente a falta de manutenção adequada nos veículos, pois o principal gerador de ruídos são peças “frouxas”. Já chegamos ao absurdo, da tampa do ar-condicionado de um outro veículo, se soltar durante a viagem, quase atingindo um trabalhador.

Interstício inter-jornada: Os ônibus do turno têm saído cada vez mais tarde, chegando ao cúmulo de sair depois das 20h, em alguns dias. Isso tem um impacto direto no interstício dos trabalhadores, que na maioria das vezes, estão voltando no dia seguinte sem cumprir as 11h de interstício. A REDUC ainda não apresentou uma solução para esse problema. Os trabalhadores não estão mais suportando tais atrasos!

Alimentação: enrolação e esculacho

Foi levada a denúncia de que a qualidade da comida tem piorado ainda mais e foi servida comida estragada nas CCL’s. Sobre o tema do VA/VR a empresa segue enrolando. Seguimos pressionando para que apresente uma saída para a alimentação na REDUC.

RETIRADA DE DIREITOS DOS BRIGADISTAS: NÃO PODEMOS ACEITAR!

Não faz muito tempo a gestão da Petrobrás deixou claro sua intenção de acabar com mais uma contrapartida dos brigadistas voluntários da REDUC, ameaçou tirar o único dia de folga que ainda tinham direito. Como se não bastasse sermos os menos valorizados de todas as refinarias, ainda querem tomar o pouco que restou.

Nos últimos anos, com os graves cortes nos investimentos em capacitação e treinamento de sua força de trabalho, incluindo os brigadistas, a direção da empresa tem colocado cada vez mais sua força de trabalho e a comunidade em seu entorno em risco. Lamentavelmente, quando o assunto é saúde e segurança, o discurso é bem diferente do que a Petrobrás faz realmente na prática. O que se vê, além do desmonte, é a falta de valorização desses profissionais que arriscam suas vidas para garantir a segurança na fábrica.

Os brigadistas da REDUC devem ter seus direitos conquistados garantidos, e além de respeito, exigem mais valorização pela gestão da Petrobrás.

Luta por efetivo seguro: não às dobras de 24h!

A REDUC, já há algum tempo, sofre com o a falta de efetivo. Mesmo com as transferências que ocorreram no último período (infelizmente, oriundas de unidades privatizadas ou hibernadas), não se chegou nem perto de repor os trabalhadores que se aposentaram nos últimos anos, pelo contrário, a situação só tem se agravado. Inúmeras dobras de 24h têm ocorrido repetidamente e, em alguns setores, chegam a trabalhar abaixo do número mínimo.

Na UTE-Termorio, não existe uma regulamentação sobre o número mínimo e a empresa está utilizando essa brecha para reduzir a quantidade de operadores no turno. A unidade sempre operou com 04 operadores + 01 supervisor, mas, como a UTE não repôs efetivo nos últimos anos, faltam trabalhadores para garantir esse número nos grupos de turno. Para piorar a situação, a empresa não libera a realização de horas-extras, assim, é comum os turnos contarem com apenas 03 operadores.

Essa situação tem gerado uma sobrecarga de trabalho nos operadores e deixado a unidade em risco, principalmente em casos de emergência. Também tem impedido os trabalhadores de usufruírem das folgas de brigadista e do TRE, que é um direito.

– Exigimos a garantia número de 04 operadores + 01 supervisor para a UTE-Termorio!

– Fim das dobras de 24h na REDUC!

– Fim dos obstáculos colocados tanto pela REDUC, quanto pela UTE-Termorio, às folgas de brigadista e TRE!

– Para reposição do efetivo, concurso público, já!