O Sindipetro Caxias informa que encaminhou ofício à direção da REDUC e à Transpetro cobrando providências sobre um vazamento ocorrido no tanque TQ-458, nas dependências da refinaria.
De acordo com informações recebidas pelo Sindicato, no dia 12 de dezembro houve o vazamento de aproximadamente 400 m³ de etanol. O Sindipetro Caxias manifesta preocupação com o ocorrido, especialmente diante do histórico recente de incidentes e das recorrentes denúncias envolvendo problemas relacionados a procedimentos operacionais, manutenção, dimensionamento de efetivo e gestão da segurança de processos.
No ofício, o Sindicato solicita um relato técnico detalhado do evento, informações precisas sobre os volumes vazados, áreas atingidas e possíveis impactos ambientais, operacionais e à saúde dos trabalhadores, além da apresentação das medidas emergenciais, corretivas e preventivas adotadas ou previstas. O Sindipetro Caxias também requer garantias de que os trabalhadores não foram nem serão expostos a riscos adicionais e reforça a necessidade de investimentos permanentes em segurança operacional, manutenção, formação técnica e condições adequadas de trabalho, bem como o agendamento de reunião com a representação sindical para tratar do tema.
O Sindicato seguirá acompanhando o caso e cobrando transparência e ações concretas para a proteção da vida dos trabalhadores, da integridade das instalações e do meio ambiente.
SINDIPETRO CAXIAS 30/12/2025
