Atividade fez parte de mobilização nacional que reuniu categoria no aniversário da empresa
Na última sexta, 3, o presidente do Sindipetro Caxias, Thalles Leopoldo, participou de ato em solidariedade aos companheiros da PBio, em Montes Claros, Minas Gerais. Aproveitando a data dos 72 anos da Petrobrás, a categoria se reuniu em uma mobilização nacional contra a privatização e a terceirização de uma das áreas mais estratégicas e fundamentais para o futuro de nossa soberania.
No último mês, a direção da Petrobrás Biocombustível (PBio) informou que está em andamento um projeto que pode levar à privatização das usinas, por meio de parceria com o setor privado, semelhante ao modelo da Brasken. Segundo um diretor da subsidiária, todos os empregados seriam transferidos para a Petrobrás holding, via cessão, sem garantia de estabilidade.
Para Thalles Leopoldo, as medidas anunciadas pela Petrobrás vão na direção contrária da busca por soberania e transição energética tão propagandeadas pela empresa em anúncios publicitários por todo o país. Com a mudança do formato de operação, através de contratações terceirizadas, ele vê um desprestígio aos trabalhadores que estão na luta cotidiana para essa transformação:
O presidente do Sindipetro Caxias, portanto, acredita que a unidade da categoria, das federações e sindicatos, com atos como os do dia 3, é a ação necessária para que a bandeira da soberania seja levantada e o Sistema Petrobrás volte seu foco para a sua principal missão: apoiar o povo brasileiro, gerar emprego, ajudar o meio ambiente e nos dar força suficiente para enfrentar os ataques dos Estados Unidos ao Brasil.
DEFENDER A PBIO É DEFENDER O BRASIL!
SINDIPETRO CAXIAS | 08/10/2025