Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Sindipetro Caxias participa de Auditoria do SPIE da REDUC

No dia 09 de Setembro, o Sindipetro Caxias participou da abertura e das entrevistas referentes ao processo de certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE).

Nas entrevistas, o Sindicato apontou a necessidade de recompor o efetivo da Inspeção frente às particularidades de quantidade de demandas na REDUC, como as dimensões das tubovias, obsolescência e calendário permanente de paradas.

Também foi colocada em pauta a necessidade de valorização profissional da carreira dos técnicos e engenheiros de Inspeção, com plano adequado de carreira, treinamento e possibilidade de desenvolvimento técnico. Além disso, foram apontados os problemas trazidos pela base, assim como o recente histórico de acidentes ocorridos na REDUC, principalmente em tubovias e tanques.

O Sindipetro Caxias acredita que o Serviço Próprio traz melhorias para a segurança das pessoas e das instalações. Porém, o corpo técnico da Inspeção necessita de condições de trabalho, planejamento adequado de efetivo, valorização profissional, capacitação continuada e respeito às decisões tomadas com embasamento técnico.

Por fim, não é possível delegar apenas à IE esta segurança. A REDUC precisa rever sua política de efetivo operacional, de manutenção, planejamento e de segurança industrial caso não queira seguir repetindo sua trágica rotina de acidentes.