Os Sindipetros Caxias e SJC assinaram hoje, 22, em São José dos Campos os acordos regionais de implementação do VR/VA nas suas refinarias, REDUC e REVAP. A luta pelo VR/VA começou na REDUC em 2022 resultando em uma conquista em 2023 e que, agora, após 1 ano de testes teve seu acordo renovado por 2 anos. Já na REVAP, a conquista se deu nas últimas semanas, após a pressão da categoria diante do agravamento da crise de alimentação na refinaria.
Conforme as palavras do presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado, “Foi muito representativo nosso Sindicato, filiado à FNP, ter assinado o contrato de VA/VR na mesma cerimônia de renovação do acordo da Reduc, com a presença do Marcello Bernardo, presidente do Sindipetro Caxias, que é da FUP. Uma demonstração da importância dessa unidade para que a gente avance nas pautas da categoria e na discussão da construção de uma única federação para fortalecer a categoria petroleira para as lutas que virão”.
A REVAP é a primeira refinaria a adotar o VA/VR para a alimentação, após o projeto piloto implantado na REDUC, apontando para a nacionalização desta conquista, conforme já vem ocorrendo debates em diversas refinarias. Acima de tudo, a luta pelo VR/VA em conjunto por sindicatos da FUP e da FNP aponta a força que esta união que tem sido aprofundada tem diante dos desafios da categoria.
Juntos somos mais fortes!