Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Terceira proposta rejeitada massivamente pela categoria

98,7% dos trabalhadores da base de Caxias votaram pela rejeição da proposta da empresa. Ainda, as assembleias aprovaram encaminhamentos de manutenção da vigência do ACT junto à Petrobrás enquanto durarem as negociações, de uma contraproposta dos trabalhadores de Caxias a ser levada para as federações e da realização de atrasos em datas a serem divulgadas conforme calendário de luta.

Encerrada nesta quinta-feira (31/08) a rodada de assembleias para rejeição da 3ª proposta da empresa. Com um placar de 98,7% favorável ao indicativo das entidades sindicais, os trabalhadores disseram “não” à proposta que mantém a retirada de direitos como o fim da cláusula de garantia de emprego, a implantação do turno 1×1 nos imóveis administrativos, a ausência de qualquer ganho-real frente ao repasse recorde aos acionistas, o ataque às organizações com redução das liberações da direção da FUP, a retirada dos adicionais do Malha do Gás e Mestra Nacional na Transpetro e a não renovação dos acordos regionais dos embarcados.

A categoria ainda aprovou uma pauta unificada para ser apresentada às federações com o objetivo de construir uma mesa única de negociação. Para nós, mais do que nunca, este é um momento crucial para que FUP e FNP busquem um consenso que mantenha os rumos da negociação! A unidade será fundamental para não perdemos direitos e conseguir dobrar a direção da empresa!
No próximo dia 05/09, segunda-feira, a empresa está sinalizando uma reunião com a FUP. Aumenta, com isso, a responsabilidade da direção da FUP em informar a empresa que essa conversa vai ser feita junto com a FNP. Nossa luta contra a gestão bolsonarista deve estar acima das nossas diferenças.

Foi também aprovada um plano de lutas. A categoria de Caxias deliberou que será construído um calendário de atrasos de até 4 horas nos turnos e no HA (horário administrativo). Nas assembleias do turno da REDUC foi aprovada suspensão das emissões de PT (permissão para trabalho) durante o horário em que o turno aguardar a rendição do grupo que fará o atraso. A direção do sindicato construirá esse calendário em conjunto com as mobilizações nacionais e apresentará à categoria.