Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Transpetro: Segunda reunião de SMS/COVID

Na última quarta-feira, 16, aconteceu a segunda reunião local do ano sobre questões de SMS/COVID da Transpetro.
Estiveram presentes representantes de todas as áreas do Terminal, CIPA e Sindicato, onde foram debatidos novas questões, trazidas pela categoria e as pendências da reunião passada.
Esperamos o apoio de todos(as) para construirmos a pauta da próxima reunião em julho.
Para isto, basta contactar um diretor da base Tecam ou falar direto com o coordenador Paulo Cardoso até a 1ª semana de julho.
Veja no site (sindipetrocaxias.org.br) os pontos de pauta debatidos, a opinião do sindipetro e a resposta da empresa em cada ponto, que serão acompanhados até a próxima reunião.

Pauta da Reunião de junho/21

1- Ambulância do Tecam abandonada ao lado do setor médico;

Opinião do sindicato: Falta de zelo pelo patrimônio da empresa e gestão de ativos.

Resposta: A empresa pretende dar um destino ao veículo que seja mais produtivo do que ficar parada aguardando demanda.
O Sindicato sugeriu que ela fosse doada a Reduc em troca da inclusão do Terminal no plano de remoção de acidentados pela Refinaria.
A empresa disse que há um contrato com uma empresa de UTI móvel, porém o sindipetro argumentou a demora no atendimento, conforme relato local.
Será questionado via ofício os detalhes desse contrato.

2- Trabalhadores próprios andando em carros de terceiros;

Opinião do sindicato: Os Trabalhadores compromissados com os indicadores de manutenção estão com dificuldades com o transporte contratado pela empresa, com isso não se atentam com os riscos desta prática.
Falta de fiscalização e gestão no transporte.

Resposta: A empresa argumentou que não sabia desses desvios até a presente data e que descorda por completo desta prática.
Os supervisores serão orientados a programar os carros separadamente conforme prática contratual de manutenção.

3- Lotação nos carros que prestam serviço em outras bases ;

Opinião do sindicato: Falta de gestão, fiscalização e comprometimento das equipes com a segurança.

Resposta: Não pode haver lotação nos carros seja ele qual for.
Os supervisores e a força de trabalho serão orientados a não aceitar esse desvio.

4- Plano de retorno ao trabalho presencial;

Resposta: A empresa apresentou um cronograma de retorno da alta gestão a partir de julho e em outubro poderão voltar gradativamente a força de trabalho, 30% a cada mês até dezembro, mas com a avaliação da equipe de SMS quanto ao regresso da pandemia.
Afirmou que nenhum trabalhador com comorbidade volta sem o aval do SMS frente ao risco da pandemia.

5- Pendências da última reunião;

Os itens 1 e 7, da pauta de junho, ainda pendentes parcialmente.
O primeiro faltando os toters ( dispositivo robusto para álcool gel) nas entradas principais e o início da sanitização regular nos terminais conforme contrato ativo para o item 7 da pauta anterior( Sanitização nos locais de trabalho).

6- Falta de disponibilidade de detergente para a limpeza dos talheres e outros utensílios de cozinha. Estamos com problemas no suprimento de consumíveis como copos descartáveis e detergentes de consumo interno do terminal. Já que muitos trazem marmita e precisam lavar seus talheres e o suprimento de detergente está precário. O suprimento de consumíveis sempre está faltando algo.

Opinião do sindicato: Falta de gestão e fiscalização.

Resposta: O responsável já foi comunicado para dar abrangência ao fornecimento nos locais demandados, o que
estava restrito só ao restaurante principal.
Todos devem fiscalizar e cobrar eventuais falhas.

7- Problemas a vários meses na iluminação da copa, banheiro e no vestiário feminino do prédio do gás no TECAM.

Opinião do sindicato: Ausência de manutenção no prédio.

Resposta: Existe contrato de manutenção vigente e que possivelmente houve algum ruído que impossibilitou até agora esses reparos.
Os responsáveis serão acionados mais uma vez e os diretores de base irão acompanhar o processo.

8- Ausência de testagem de Covid nos motorista das bases sendo que, em estudos, os motoristas são um dos grupos que mais se contamina e morre de Covid além de espalharem mais a doença.

Opinião do sindicato: Falta de cobrança do fiscal de contrato com as empresas de transporte e fiscalização, ou ausência de solidariedade da Transpetro com os motoristas.

Resposta: Haverá reunião com os fiscais de contrato para viabilizar essa testagem.
Foi encaminhado pelo sindicato que seja exigido o comprovante de vacinação/COVID dos taxistas que entram no terminal com passageiros, pois os mesmo estão entre as categorias prioritárias, sendo assim já devem estar vacinados.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]