Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

VITÓRIA DA CATEGORIA: VR/VA NA REDUC, POR MAIS 2 ANOS

A gestão da Petrobras enviou a minuta com a proposta de acordo regional do Vale Refeição/Alimentação (VR/VA). A proposta é por 2 anos. Felizmente, a empresa cedeu a posição dos trabalhadores, aprovada em assembleia. As assembleias aprovaram a proposta de renovar por até dois 2 anos, o atual acordo assinado.

A proposta de implementação do VR/VA foi a solução que a categoria petroleira encontrou para solucionar a caótica política de alimentação in – natura que a Petrobras praticou nos últimos anos. Hoje, uma parte considerável da categoria que não era favor do VR/VA, agora ficou convencida de que foi o melhor caminho. E uma parte considerável dos trabalhadores da REDUC consideram que sua alimentação melhorou.

Em 2014 os trabalhadores do Horário Administrativo (H.A.) votaram de forma majoritária a favor do ticket. E em 2022 o turno também votou, após um debate democrático, e apesar de ser muito polêmico no movimento sindical petroleiro. A diferença entre os dois momentos é que a gestão do sindicato mudou. A celebração do acordo em 2023 foi vitoriosa, pq a atual gestão do sindicato defendeu aquilo que a categoria votou em assembleia.

Para conquistar o atual acordo (2023/2024) precisamos fazer várias mobilizações. Nós fizemos o boicote à alimentação servida pela REDUC, fizemos “trancassos” e atrasos e organizamos uma operação padrão. Fizemos diversas denúncias a órgãos fiscalizadores e entramos com uma ação jurídica. Este acordo é fruto da mobilização da categoria em sintonia com a direção do sindicato. Atual gestão do sindicato eleita em abril de 2022, assinou com orgulho este acordo coletivo, após garantir democraticamente que a categoria expressasse sua opinião.

A Petrobras ainda tentou diminuir alguns artigos, algumas garantias importantes que estão no acordo assinado em junho de 2023. Mas a categoria resistiu, defendendo e aprovando por unanimidade, nas assembleias recentes, a renovação do acordo vigente por até 2 anos.

Com a assinatura de um acordo por 2 anos (2024/2026), mas vamos dar mais estabilidade a este benefício conquistado.

Ter o VR/VA na REDUC está atraindo os novos petroleiros e petroleiras para trabalhar na refinaria. Afinal, os trabalhadores do H.A. da REDUC, na prática recebiam um menor salário que os petroleiros dos prédios. Tendo em vista que não recebemos a periculosidade para valer.

O acordo assinado na REDUC servirá de referência para os acordos coletivos nas refinarias que estão discutindo o VR/VA.

Com a implementação do VR/VA em outras refinarias, como esta para acontecer na REVAP, nosso objetivo é assinar um acordo nacional, que dê mais força ao benefício conquistado pela categoria petroleira de Caxias.

É importante fortalecer o sindicato filiando-se. A luta é coletiva. E a luta coletiva é o caminho que pode trazer conquistas. Parabéns a todos e todas.

Fortaleça, o sindicato, filie-se.

CONFIRA O ACORDO ASSINADO:

Acordo_Coletivo_de_Trabalho_VR-VA_da_Reduc-ASSINADO