Skip to content Skip to footer

Zezé e Américo: Presentes!

Nota de falecimento da companheira Zezé e do Companheiro Américo

O movimento dos trabalhadores do Brasil, da América Latina e de todo o mundo perdeu nas últimas semanas dois lutadores internacionalistas, militantes do socialismo: Maria José Lourenço, a Zezé, militante histórica e uma referência do marxismo revolucionário na América Latina. E o camarada Américo Gomes, dirigente do PSTU. Ambos foram militantes do PSTU e da LIT-QI, Liga Internacional dos Trabalhadores- Quarta Internacional.

Zezé tem uma história de vida que se confunde com a história do trotskismo na América Latina. Ela foi uma das fundadoras da Liga Operária que veio a conformar depois a Corrente Convergência Socialista, e que foi parte importante da fundação do PT e da CUT no Brasil.

Américo é um dos imprescindíveis para o seu Partido, para familiares, amigas e amigos, mas, sobretudo para as lutas da classe trabalhadora brasileira e do mundo.

Tanto Zezé como Américo estiveram presentes e ajudaram a construir desde sua organização partidária as lutas de diversas categorias de trabalhadores, entre elas os petroleiros do Brasil.

Cada companheiro lutador que parte nos deixa imensamente tristes mas ao mesmo tempo suas histórias de vida e dedicação à causa dos trabalhadores do Brasil e do mundo devem servir de exemplo para seguirmos fortes na luta para superação do capitalismo e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna em que um ser humano não seja mais explorado ou oprimido por outro.

Camarada Zezé, presente!
Camarada Américo, presente!
Até o Socialismo, sempre!

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]