Petrobrás não quer fornecer EPI adequado às prevenções do Coronavírus
março 15, 2021
O jurídico não para
março 15, 2021

2020 – o ano que o mundo parou – não para o Sindipetro Caxias

O ano de 2020, foi um ano histórico. Vivemos situações em nossas vidas que apenas conseguíamos imaginar ver nas telas dos cinemas. O mundo parou. Ninguém saia nas ruas, somente trabalhadores essenciais, como médicos, petroleiros e profissionais de mercados e farmácias, arriscavam suas vidas em meio ao desconhecido que era a infecção por coronavírus.
Mesmo antes do falso lockdown (fechamento total das cidades) os petroleiros já faziam história nesse ano do caos. Foi em 2020, que cinco dirigentes da FUP ocuparam por 20 dias a sala de reuniões do Edifício sede da Petrobrás, no centro do Rio. A greve, que teve como bandeiras a suspensão das demissões na Fafen-PR e a negociação do Acordo Coletivo.


Vida em primeiro lugar

Para o Sindipetro Caxias, assim como todos os trabalhadores, foi o ano de adaptações. Com as prevenções e as normas de segurança, tivemos que inovar o formato das assembleias. Não dava para aglomerar os trabalhadores no portão da fábrica com risco alto de contágio. Foi então que a direção do Sindipetro decidiu por adaptar as assembleias para o mundo virtual. Assim como os demais sindicatos de diversas categorias. A adaptação ao mundo das telinhas foi fundamental para que o trabalho não parasse. A resposta da categoria foi boa. Incluindo os aposentados e pensionistas que continuaram participando das reuniões mensais, mas agora no conforto de suas casas. Infelizmente o churrasco de confraternização e a festa junina em Tinguá não puderam ser realizados. Mas em breve, esperamos poder rever todos para uma comemoração.

Os empregados do sindicato também foram afastados e receberam todo apoio em suas casas para realizar o trabalho das secretarias em home office sem qualquer risco de contaminação no deslocamento ou na sede do Sindipetro.


O ano da adaptação

O ano de 2020, também foi marcado pelas lives. E o Sindipetro Caxias aproveitou este espaço virtual para fazer o debate de temas importantes para a categoria como a Tabela de Turno e sobre previdência e a AMS. Todos muito bem embasados com a participação de especialistas sobre os temas.