Petroleiros de Caxias se somam em ato contra a venda da REGAP
julho 26, 2022
Comissão dos Aposentados eleita em assembleia fez sua primeira reunião
julho 26, 2022

25 de Julho: Dia da mulher negra latino-americana e caribenha

Comemorado no dia 25 de julho, o dia da mulher negra latino-americana e caribenha é uma homenagem à Tereza de Benguela, que foi líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, que, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo. Essa data tem como propósito dar visibilidade a luta da mulher negra na história do Brasil, que ainda hoje aparece em maiores números nas estatísticas de feminicídio, baixos salários e opressão. Na pandemia, o povo negro foi o que mais sofreu, e em especial as mulheres negras, que são a linha de frente de todos os serviços essenciais. Esse quadro de retrocesso de décadas, agravado pela pandemia, só pode ser revertido com a luta da classe trabalhadora unida para derrotar Bolsonaro. E essa luta passa necessariamente pelas mulheres negras. Queremos um mundo sem racismo e opressão. Viva Tereza de Benguela, Dandara dos Palmares, Luisa Mahin, Marielle Franco, Carolina de Jesus, Tia Ciata, Leila Gonzales entre outras!

Reunião da Secretaria de Mulheres

No dia 13/07 foi realizada a primeira reunião da Secretaria de Mulheres entre as diretoras do Sindipetro Michelle (UTE), Patrícia (REDUC) e Paula (REDUC), na qual foi discutida a forma de atuação e as demandas específicas das mulheres cis/trans nas bases da REDUC, UTE e TECAM. Abrimos um canal de comunicação via e-mail e um grupo de WhatsApp, além de contar com uma assessoria jurídica que paute temas como assédio e outras situações de opressão. As reuniões da Secretaria serão abertas a participação de todas as mulheres da base que desejam participar.
Para comunicação conosco sobre denúncias, dúvidas ou outras informações envie e-mail para mulheres@sindipetrocaxias.org.br
Para fazer parte do grupo de WhatsApp envie e-mail com seu nome e número de telefone ou mensagem para o WhatsApp do sindicato: