Petrobrás ignora resultado das assembleias e mantém proposta rebaixada
julho 20, 2022
XIV CONDUC aprova apoio a Lula e carta aos petroleiros do Brasil
julho 26, 2022

ACT 2022 – Petroleiros de Caxias e de todo Brasil massacram proposta da Petrobrás

O Sindipetro Caxias concluiu as assembleias com os petroleiros da ativa e aposentados e pensionistas das bases da REDUC, TECAM e TERMORIO, no dia 07 de julho. Os trabalhadores foram unânimes na rejeição à contraproposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Sistema Petrobrás.

Também foi aprovada a greve da categoria, caso o Congresso Nacional coloque em pauta a privatização do Sistema Petrobrás. Neste ponto foi enfatizado pela direção a necessidade de iniciar um processo de mobilização na base para viabilizar a greve em Duque de Caxias.

Além dos indicativos da FUP, a categoria também aprovou o estado de assembleia permanente e a luta pela qualidade na alimentação nas unidades. Os petroleiros de Caxias têm sofrido com uma alimentação péssima há anos, e cada semana é um escândalo diferente. Por proposta da base na assembleia do Grupo B, a direção aferiu no turno as posições da categoria sobre a luta pela implantação dos Vales Alimentação e Refeição.

Também foi aprovado por toda a categoria o valor limite de R$180,00 da mensalidade sindical dos associados aposentados e pensionistas que vêm sofrendo com os descontos abusivos da Petros e AMS.
A rejeição da contraproposta da Petrobrás demonstra o engajamento da categoria na defesa de seus direitos. Ao oferecer um acordo sem aumento real dos salários e que retira do ACT a Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) e legaliza a APS, a Petrobrás despreza os esforços da sua força de trabalho.

Veja o resultado das assembleias de Caxias:

Segunda proposta é rejeitada pela FUP e FNP

A direção do Sindipetro Caxias participou do que seria a reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás. Infelizmente, o que ocorreu não foi uma segunda rodada de negociações e sim um teatro de mau gosto. A empresa ignorou a expressiva votação das assembleias e apresentou uma repetição da mesma contraproposta anterior.
Por isso, o Conselho Deliberativo da FUP se reuniu e definiu pela rejeição da proposta sem assembleia, por entender que a proposta se manteve essencialmente igual. A FNP rejeitou direto na mesa. A única saída para os Petroleiros é se organizar e ir à luta, por isso iniciaremos uma rodada de mobilizações. VEJA:

SEGUNDA PROPOSTA REJEITADA:

• Aumentar de 5 para 7% o reajuste;
  • Recuo de: retirar a Gratificação de Campo Terrestre de Produção, as dobradinhas e a folga nos feriados;
  • HE, banco de horas, troca de turno: mantém igual a 1ª proposta. Reduz para 50% e joga tudo para o banco;
  • Feriado troca de turno: mantém os feriados do atual ACT;
  • AMS: mantém todos ataques, Só muda a forma de pagamento do saldo devedor de 3 para 6 parcelas;
  • Mantém retirada da cláusula da garantia do emprego do acordo;
  • Mantém relação 1×1, do turno de 12h em áreas não indústrias; da proposta anterior.