Na REDUC falta tudo
A Pandemia, o FGTS e a Petrobrás
agosto 6, 2021

Adicional de gasodutos

Terminais ficarão sem sobreaviso por inércia da Transpetro em negociação

Desde 2017, a empresa aponta em seu Acordo Coletivo de Trabalho a previsão de negociação até a próxima data base do adicional de gasodutos para o adicional técnico de dutos. Porém, com a venda dos gasodutos pela Petrobrás, durante o golpe do mercado à soberania nacional, esses técnicos estão sem saber como ficará a sua disponibilidade para empresa diante da ameaça de não haver mais o adicional vinculado ao sobreaviso.
O fato é que agora a Transpetro entregou seus ativos a própria NTS para operação e manutenção. Ocorre, porém, que outros ativos da Petrobrás ainda precisam ser monitorados e assistidos pelos técnicos em sobreaviso, pois operam durante 24 horas e, por isso, o adicional deve ser reavaliado pela empresa aos empregados.
No dia 05, houve a visita da direção da empresa a bases da Transpetro no Rio, começando por Volta Redonda (Tevol) e terminando em Campos Eliseos (Tecam).
O objetivo era fazer audicomps – auditoria comportamental – para saber se os técnicos estão com a roupa íntegra e abotoada, bem como se os terminais estão bem pintados e roçados.
Será que esses diretores sabem que faltava uniformes em toda Transpetro até a última semana?
Será que eles sabem que a operação do Tecam está operando extramuros no PLANGAS durante sua jornada, quando o sobreaviso da manutenção é que seria o responsável por essa rotina?
Será que eles sabem que as derivações clandestinas são assistidas por técnicos de várias áreas da empresa durante a sua ocorrência e que estes ficam de sobreaviso para isto?
Ainda sobre o PLANGAS, a operação do Terminal foi desonerada de fazer operações extramuros em 2016, pois neste ano passou a operar com um operador e um supervisor, reduzindo um trabalhador por turno.
Tendo em vista todo o desrespeito aos trabalhadores com a retirada do sobreaviso, além de resultar em uma sobrecarga dos demais, tal ato da empresa pode resultar em descumprimento do acordo coletivo e, por isso, nas bases em que havia malha de gasodutos, os técnicos decidirão em assembleia sobre este encaminhamento.
Esperamos que o bom senso da empresa prevaleça e que seja cumprido o Acordo Coletivo de Trabalho operando a migração do adicional imediatamente, conforme pactuado com os trabalhadores, para que nenhum desastre ambiental ou econômico seja desassistido por seus técnicos fora do horário de trabalho.
Acompanhe a chamada do Sindipetro Caxias para assembleia e participe.