Após pressão, RH chama reunião com Sindicato

Após pressão, RH chama reunião com Sindicato

Veja os temas abordados:

Ticket VR/VA
Cobramos agilidade no atendimento da demanda. O RH respondeu que a implementação depende de uma avaliação sobre o impacto que haverá em outras unidades operacionais, além de não haver prazo definido por se tratar de agenda da alta administração. Sindicato ponderou que não é plausível essa demora e solicita que haja novo posicionamento em breve.

Treinamento (CAPOR)
Fizemos denúncia de que estão ocorrendo treinamentos durante a jornada de trabalho ao mesmo tempo que o trabalhador precisa contar no turno, e que a não-realização de alguns deles dentro do prazo impactaria no GD. Sindicato reforçou que não se pode ficar a cargo do trabalhador a responsabilidade de dar condições para cumprir o seu treinamento, por isso foi cobrada uma gestão de pessoal por parte das gerências da Refinaria.

PPP
É um tema de abrangência nacional, e está sendo tratado com as federações. Segundo RH, há uma decisão judicial que impede o pagamento.

Uso de Barba em área operacional
RH respondeu que existe procedimento sobre o assunto, e que em outras unidades operacionais já estão com implementação mais avançada. Sindicato expressou contrariedade a qualquer tipo de imposição ou assédio aos trabalhadores.

Compensação da copa H.A.
Trabalhadores votaram contra compensação com débito de horas. Empresa respondeu que permitiu a permanência de quem quisesse ficar, portanto haverá sim compensação. O sindicato questionou este tema e o jurídico do Sindipetro Caxias já entrou com ação na justiça.

Saldo AF
RH informou que irá verificar como está o tratamento desse saldo na REDUC. Sindipetro Caxias reforçou que a obrigação de solucionar as pendências é da gestão e não do empregado. RH informou que está sendo utilizado o procedimento “GERIR FREQUÊNCIAS”.

Acesso do Sindicato
Informado que companhia segue o padrão de controle de acesso pela ISC. Para o Sindipetro Caxias isso é um grande problema, além de configurar prática antissindical, pois existem dificuldades criadas para o acesso dos dirigentes sindicais nas dependências da empresa.

Condições de trabalho
RH informou sobre movimentos, nos últimos dois anos, de melhorias prediais no Refino e que haverá novas melhorias nos próximos anos. Sindicato solicitou melhor acompanhamento das ações registadas na CIPA e melhorias nos ar-condicionados.

Cadeiras do CIC
Após cobranças do Sindipetro Caxias e da CIPA, foi informado que as cadeiras novas já chegaram e que serão distribuídas nos próximos dias.

Transporte
Reforçamos que as vans são menos ergonômicas e mais inseguras e por isso exigimos a substituição delas por micro-ônibus. Também questionamos os atrasos na saída de ônibus do turno, que impacta no interstício entre as jornadas. Também denunciamos que alguns gerentes estão obrigando os empregados do administrativo a colocarem código de “hora não trabalhada” quando chegam antes das 7:30.

Solicitação de informações de segurança e saúde
Sindicato requisitou a documentação do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, PPEOB e Análise Ergonômica do Trabalho. RH respondeu que realiza.