Processos de compra e venda das refinarias
setembro 3, 2021
07 de setembro
setembro 3, 2021

Assédio moral no TECAM

É com muita perplexidade que a direção do Sindipetro Caxias recebeu a denúncia de assédio moral com os trabalhadores da base do Terminal de Campos Elíseos. Ocorre que no mês passado aconteceu a entrega da malha de gás para a NTS e agora os gestores, que são despreparados tecnicamente e socialmente, não sabem o que fazer com suas equipes. Um exemplo do que tem acontecido é a imensa demanda no COMPERJ, onde nem o TAP foi acompanhado, ou houve qualquer treinamento com os equipamentos. Quem ainda está por lá replica o pouco que aprendeu.
No SAP não existe a janela do plano de manutenção dos equipamentos do COMPERJ e ainda alguns trabalhadores estão sendo jogados para o TABG, o que reduz ainda mais a equipe.
O Sindipetro Caxias pediu na última reunião de SMS uma apresentação do programa de apoio psicológico da Petrobrás, pois já era prevista esta situação. Porém a empresa ainda não expandiu o programa atual que é focado nos marítimos.
Além disso, alguns trabalhadores estão sendo sondados para dirigir, pois o pool do transporte vai acabar. Mais uma estratégia da empresa em criar uma dificuldade para vender a facilidade da direção.
A direção do Sindipetro Caxias alerta que dirigir rotineiramente sem um adicional é mais um abuso, pois a maioria não prestou concurso para cargos que exijam esta função de motorista. Sem contar com os trabalhadores que nem CNH possuem. Estes ficarão a pé?
O Sindipetro Caxias pediu uma reunião com os gestores para tratar destas denúncias e, caso não resolva, tomará as medidas judiciais cabíveis para coibir esses abusos.
Vale lembrar que todo trabalhador tem o direito de recusa pactuado no ACT, então não arrisque sua vida e a de seus colegas, bem como a saúde individual de todos.