Atos nas bases da FUP dão a largada na campanha reivindicatória. Pauta será entregue hoje, às 17h

XIX CONFUP prepara ACT 2023 e avança rumo à unidade da categoria petroleira
agosto 11, 2023
O Reage Petroleiro #22 já está no ar!
agosto 11, 2023

Os sindicatos realizaram reuniões setoriais nas bases, debatendo os principais pontos que serão tratados na campanha reivindicatória, bem como a necessidade de mobilização permanente da categoria

[Da imprensa da FUP]

Nesta sexta-feira, 11, a FUP e seus sindicatos dão a larga na campanha de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás, com a apresentação da pauta de reivindicações, que foi deliberada na semana passada, durante o XIX Confup, em Cajamar.

A pauta será protocolada na sede da empresa, no Rio de Janeiro, às 17h. Pela manhã, os sindicatos realizaram reuniões setoriais com os trabalhadores nas bases, debatendo os principais pontos que serão tratados na campanha reivindicatória, bem como a necessidade de mobilização permanente da categoria.

Na REDUC (RJ), o Ato teve grande adesão da categoria e marcou o momento de fortalecimento da luta para as retomadas e conquistas de direitos no ACT de 2023.

O XIX Confup aprovou a reposição da inflação dos últimos 12 meses pelo IPCA, recomposição das perdas salariais dos últimos anos e ganho real de 3%, além da recomposição dos direitos que foram retirados a partir de 2016, ampliação das conquistas e humanização das relações de trabalho.

A expectativa das petroleiras e dos petroleiros em relação à reconstrução do ACT é grande. E não poderia ser diferente, após o agressivo processo de desmonte herdado dos governos Temer e Bolsonaro, que resultou em privatizações e fechamento de unidades, em perdas de direitos, práticas antissindicais, expulsão dos trabalhadores de seus estados, ataques à Petros e à AMS, assédios, adoecimentos, suicídios e tantas outras violências que a categoria sofreu.

Essas e outras questões foram abordadas pelas direções sindicais nos atos desta sexta que mobilizaram os trabalhadores nas bases. Pela manhã, houve atrasos na entrada das refinarias Abreu e Lima (PE), Reduc (Caxias/RJ), Recap (Mauá/SP), Replan (SP) e Regap(MG), além da Termoceará (CE), dos terminais de Suape (PE), São Caetano do Sul (SP), Pecém e Macuripe (CE) e do aeroporto de Farol de São Tomé, no Norte Fluminense, onde os trabalhadores embarcam para as plataformas da Bacia de Campos.

No Edvit, sede da Petrobrás em Vitória, a mobilização será às 13h, quando o Sindipetro realizará uma setorial com os trabalhadores.