CIPA realiza Reunião Extraordinária diante de sequência de acidentes na REDUC

O Sindipetro Caxias apoia a CHAPA 2 União, Sindipetro-RJ pode mais!
abril 24, 2024

CIPA realiza Reunião Extraordinária diante de sequência de acidentes na REDUC

Nesta quinta-feira, 25 de abril, a CIPA realizou uma Reunião Extraordinária para tratar de uma sequência de ocorrências na REDUC desde o dia 18 de abril, a pedido da representação dos(as) cipistas eleitos(as) e do Sindipetro Caxias.

Vazamento de hipoclorito na gerência de MC e de furfural, no PL-II, ambos com vítimas, um descarte de energia do sistema elétrico e consequente arraste de líquido do vaso de knockout, provocando incêndio nas proximidades do flare, na gerência de ML.

Eventos de alto potencial que incluem problemas de manutenção, sobrecarga de trabalho e outros fatos já conhecidos e denunciados pela CIPA e pelo Sindicato. Os trabalhadores e trabalhadoras não correm risco de morte, mas precisarão de acompanhamento pela exposição a produtos químicos aquecidos e carcinogênicos.

Chamamos a REDUC para uma reflexão sobre as condições de trabalho. Na última Reunião Ordinária, a CIPA constatou condições precárias de operação na U-3350, quando foi recomendada a parada desta unidade até a recuperação das suas condições operacionais. Esta realidade contrasta com os dados de ocorrências apresentados nesta mesma reunião pela Cia, com zero acidente e registro de apenas alguns desvios este ano.

Sabemos dos perigos das nossas atividades. Quanto piores as condições de trabalho, mais a nossa categoria estará susceptível a estes perigos.

Nós, do Sindipetro Caxias temos reivindicado que a gestão da emoresa ouça a CIPA. Exigimos que a REDUC cumpra as recomendações desta comissão e do Sindicato. Já levamos denúncias de não notificação de acidentes em empresas terceirizadas e até mesmo com os próprios diretores sindicais.

É urgente eliminar o legado bolsonarista e investir pesado em efetivo, manutenção, treinamento adequado e tudo o que agregue melhores condições de saúde e segurança aos trabalhadores e trabalhadoras.

Abaixo o O&M, a não notificação de acidentes e todas as heranças malditas dos anos de ataque à nossa categoria!

SINDIPETRO CAXIAS | 26/04/2024