II CONPERJ
junho 23, 2021
Perdeu algum debate do 2º Conperj? Confira todo o conteúdo e participe das discussões
junho 25, 2021

Cadeiras do CIC

Nas últimas semanas, diante do impasse negocial estabelecido e do descaso da gerência diante da ergonomia dos trabalhadores do turno, o Sindipetro Caxias vem colhendo assinaturas num abaixo-assinado que servirá de subsídio para dar entrada em uma ação judicial cobrando a compra de novas cadeiras para o Centro de Controle Integrado da REDUC.
Ali, cada trabalhador fica 12h – o horário de um turno com atenção plena nos painéis das unidades e as cadeiras são utilizadas 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Deve ser estabelecida uma rotina de manutenção preventiva e preditiva nas cadeiras, além de reposição periódica devido ao desgaste natural que elas sofrem, visando não comprometer a saúde dos trabalhadores.
As doenças osteomusculares são campeãs de ocorrência e um dos motivos principais de afastamento na refinaria. Ainda assim, a gerência insiste em não dar a devida atenção ao problema.
No Acordo Coletivo de Trabalho, as Cláusulas 74 e 79, contém parágrafos que versam sobre a política da Petrobrás em adotar prevenção às doenças e lesões, como DORT e LER, assim como a melhoria no Programa Corporativo de Ergonomia. Há ainda na lei, a NR 17, conhecida como “norma da ergonomia”, que dentre diversos pontos, trata do mobiliário dos postos de trabalho tendo em vista a saúde do trabalhador.
Sendo assim, ressaltamos a importância dos petroleiros e petroleiras participarem do abaixo-assinado para fazermos valer o direito do trabalhador à saúde no trabalho. Para assinar, basta entrar em contato com um diretor sindical ou via whatsapp (21)99439-2680.