Petrobrás quer impor retorno ao trabalho sem negociação com os sindicatos, sem segurança e sem regramento do teletrabalho
junho 4, 2021
Abaixo-assinado servirá de subsídio para ações jurídicas do sindicato
junho 4, 2021

Campanha combustível a preço justo

No dia 28/05, o Sindipetro Caxias junto com a Federação Única dos Petroleiros e o Sindipetro Norte Fluminense (Sindi- petro NF) realizaram mais uma ação da campanha “Combustíveis a Preço Justo”.

Dessa vez, foram comercializados 350 botijões de gás de cozinha por 40 reais na comunidade do Batan, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Houve ainda distribuição de máscaras para prevenção da Covid-19, além de higienização das mãos do público com álcool gel e manutenção de distanciamento social para garantir a segurança.
Além de dar um alívio ao bolso do consumidor – o botijão de gás costuma ser vendido por cerca
de 80 reais na região –, a ação é uma estratégia dos petroleiros de dialogar com a população sobre como a política de preços dos reajustes dos combustíveis baseada no Preço de Paridade de Importação (PPI), adotada pela Petrobrás desde outubro de 2016 impacta não apenas o valor dos derivados de petróleo, mas também os preços dos alimentos, transportes e demais itens, num efeito cascata com forte impacto sobre a inflação.

O diretor do Sindipetro Caxias, Luciano Santos, fez um balanço das ações que o sindicato, em parceria com o Sindipetro NF e a FUP, vêm promovendo no Rio de Janeiro.

“Já conseguimos colocar nas comunidades daqui da região mais de mil botijões a preço justo, desde fevereiro. É uma forma de ajudar a população durante este governo, que se preocupa mais com o lucro dos ricos do que com a sobrevivência dos pobres.”, afirma Santos.