Último boletim Nº 800 no ar!
abril 7, 2022
Convocação de assembleia
abril 13, 2022

Cerimônia de posse marca início do mandato da chapa Reage Petroleiro

Com a vitória nas eleições por 60,81% dos votos, os membros da Chapa 2 – Reage Petroleiro tomaram posse do mandato do Sindipetro Caxias neste sábado, 09/04.
A cerimônia, realizada no CEPE Caxias, começou com a assinatura do livro e em seguida a mesa abriu o microfone para os presentes.
A solenidade contou com a participação de membros de partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, além das direções da FNP e FUP. Entre eles, o presidente do SITICOMMM, Mazinho, o pré-candidato ao governo do estado pelo PSTU, Ciro Garcia, a deputada Mônica Francisco, do PSOL, o pré-candidato à deputado estadual, Alessandro Trindade, do PT.

Emocionado, o diretor Fernando da Silva, fez uma homenagem póstuma aos companheiros de luta Jiumar, Sindipetro PA/AM/MA/AP e Clarkson, Sindipetro AL/SE. “Eles são figuras históricas da luta dos petroleiros e da classe trabalhadora petroleira. Com eles aprendi que a luta se faz na luta de classe, é assim que a gente muda as coisas”.

O representante da FNP, Vinícius Camargo, falou sobre o trabalho incansável da chapa Reage Petroleiro que está nessa luta há anos em prol da categoria. “É um orgulho tremendo ver essa chapa tomar posse do Sindipetro Caxias. Essa chapa não chega aqui para fazer a greve ou construir a mobilização. Ela chega com autoridade de quem já fez e se provou na luta”.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, entregou o emblemático jaleco laranja com o símbolo da Federação ao novo presidente e deixou uma palavra sobre a necessidade da construção da unidade entre a categoria que foi dividida historicamente. Destacando a importância do sindicato se manter filiado à FUP e também à Central Única dos Petroleiros. “Foi com a unidade da categoria petroleira que os trabalhadores e trabalhadoras enfrentaram a ditadura militar. Foi com a unidade que nós conseguimos participar do processo de redemocratização do nosso país”.

O novo presidente do Sindicato, Marcello Bernardo, falou sobre a importância histórica da luta petroleira e homenageou o companheiro Ronaldo Tedesco, em nome dos trabalhadores desta geração que construíram as greves de 89 e 95, além do enfrentamento à ditadura e ao governo FHC. Também afirmou que irá convocar os trabalhadores, já nesta semana que se inicia, para a eleição de delegados para a X Plenária Nacional da FUP (PLENAFUP). E por fim, convocou todos para a luta: “Tá na hora da classe trabalhadora petroleira e do Brasil levantarem a cabeça, porque nós temos uma tarefa de reconstruir o país, seja nas ruas ou urnas. Todos sabemos que para construir um projeto nosso, temos que nos impor. A Petrobrás não vai ser vendida! Vamos colocar a FAFEN-PR, em Araucária, pra voltar a funcionar! Vamos resgatar os direitos trabalhistas, dos aposentados, previdenciários, a juventude tem que voltar a ter futuro. Esse é o rumo do Sindipetro Caxias”.

Ao final, em clima de festa, todos foram convidados para um almoço de comemoração com música ao vivo, no próprio clube.
Assista a solenidade na íntegra: