O Sindipetro Caxias promoveu neste sábado, dia 30 de julho, o XI Arraiá da Reserva dos Petroleiros em Tinguá
agosto 2, 2022
Boicote da alimentação REDUC 11/08
agosto 11, 2022

Chega de esculacho: em defesa do ACT e de uma alimentação digna!

Petroleiros fazem boicote à péssima alimentação da REDUC

Não é de hoje que a categoria sofre com o descaso com a comida servida aos trabalhadores. Incontáveis casos de baratas na comida, alimentos fora da validade ou mal preparados, entre outros absurdos, fizeram com que virasse rotina para os trabalhadores comprar comida fora para preservar sua saúde. Essa situação passou do limite do insustentável. Por isso, o Sindipetro Caxias aprovou em assembleia uma campanha contra o esculacho na alimentação da REDUC.

O boicote começou na última sexta-feira, 5, e segue até o dia 17/08. Os trabalhadores do Grupo D deram início à luta contra o esculacho que a Petrobrás vem fazendo ao servir comida precária. Foram entregues mais de 130 quentinhas pelo sindicato aos trabalhadores, que responderam ao chamado do sindicato e não comeram a alimentação servida nos refeitórios da empresa neste dia.  Esta ação é parte do calendário unificado de mobilizações da categoria petroleira do ACT 2022.

Exigimos que a direção da Petrobrás e da REDUC aceitem as reivindicações dos trabalhadores por uma alimentação digna e parem com a chantagem no ACT. Se a companhia pode distribuir R$82 bilhões de dividendos, tendo um lucro de R$50 bilhões, ela pode assegurar os direitos da força de trabalho que garante sua produção!

Em paralelo, o Sindipetro Caxias enviou à Petrobrás um ofício denunciando a péssima qualidade do serviço prestado pelas empresas que fornecem a comida para a REDUC. Exigimos também a atualização sobre o processo de implementação do Ticket VR/VA no Horário Administrativo e levamos para a empresa o resultado das assembleias do turno, demonstrando uma tendência dos trabalhadores do turno também no sentido da implementação do sistema auxílio alimentação. Foi sugerido à empresa ainda, como uma alternativa provisória emergencial, a implementação imediata de VR/VA para todos para resolver o problema temporariamente.

Por fim, requeremos a garantia da participação do Sindicato e da CIPA da REDUC na formulação do modelo a ser apreciado pela categoria, visando otimizar o processo.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES

• 05/08
  • 7h: Ato na RPBC (Unificado FUP e FNP)
  • 11h30: Dia de Boicote do Grupo D