Cipa realiza inspeção das condições de trabalho nos setores de transferência, estocagem e utilidades

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Cipa realiza inspeção das condições de trabalho nos setores de transferência, estocagem e utilidades

Nos meses de Fevereiro e Março, a CIPA em conjunto com Sindicato esteve presente nos painéis e CCLs do ML, MC, TM e AE anotando os principais problemas de cada área. O relatório dessas questões foi apresentado na reunião da CIPA do dia 22/03 conforme relatório resumido abaixo:

TEU/TM:

  • Falta de padrão e placa informando o tempo máximo de exposição no piperoom/UTG por tempo de descanso, se tratando de ambiente com temperatura e ruído elevados;
  • Reclamação de determinação para os TOs permanecerem na área o máximo de tempo possível;
  • Cadeiras da CCL velhas, quebradas e sem condições ergonômicas;
  • Iluminação deficiente na área dos compressores e piperoom;
  • Trabalhadores que entregam a alimentação sobem três andares de escada carregando peso e sem possibilidade de segurar o corrimão. Atividade insegura;
  • Trabalhadores do H.A. com dificuldade de transporte na hora do almoço;
  • Pouco tempo de PST frente ao horário de saída do transporte da unidade;
  • P-2001 A/B: Equipamento muito antigo e defasado, marcador de rotação da turbina com defeito ou inexistente. Dificuldade de reposição de peças;
  • Válvulas com abertura elétrica-motorizadas com defeito ou não operam, o que aumenta o tempo de manobra e gera maior desgaste físico e problemas de ergonomia.

TEU/MC

  • Desconforto térmico grave na CCL do GLP. Ar-condicionado não atende a demanda;
  • Armários dos vestiários velhos;
  • Ruas próximas a CCL GLP muito esburacadas;
  • Cadeiras da CCL velhas, quebradas e sem condições ergonômicas;
  • SUB K1: Iluminação deficiente;
  • CCL da área cru foi reaberta sem condições de permanência para trabalho: ar-condicionado deficiente, cadeiras quebradas, iluminação ruim, falta de manutenção e limpeza. Operação é realizada por apenas um trabalhador;
  • Reclamação sobre pouco tempo de PST. Como CCL fica próximo da central de ponto, trabalhadores ficam muito tempo esperando a saída dos ônibus;
  • Trabalhadores do H.A. estão tendo dificuldade de transporte na hora do almoço;
  • TQ-516 e TQ-517: Acesso precário, sem passarela. Quando chove o trabalhador precisa atravessar na lama;
  • TQ-118 e TQ-132: Amostradores com defeito;
  • Na CCL só existe um bebedouro e não atende à demanda;
  • MF 473/474: Sem acesso adequado as válvulas, necessitando subir no guarda-corpo para alcançá-las;
  • Válvulas com abertura elétrica-motorizadas com defeito, aumentando tempo de manobra;
  • Alimentação tem chegado em pouca quantidade, falta com frequência azeite, vinagre, sal, açúcar etc;
  • Problema no fornecimento de café e falta de local para armazenar saladas;
  • Falta de lanternas para operação;
  • CCL do GLP com infiltração e goteiras pelos corredores;
  • Ponto A sem iluminação.

TEU/ML:

  • Falta de lanternas (sem pilhas e/ou avariadas);
  • Iluminação deficiente na área de tancagem;
  • Ponto C com falta de capina e iluminação deficiente;
  • Diversos tanques com falta de isolamento. Rotina de recomposição não dá conta da quantidade de serviço;
  • Parque Leste: válvulas sem acesso adequado, obrigando os TOs subirem no alinhamento para operá-las;
  • Grande vazamento de vapor no pipe-way da rua 7 ocasionando grande ruído;
  • Cadeiras da CCL velhas, quebradas e sem condições ergonômicas.

TEU/AE:

  • U-1326: Bombas de dosagem com vazamentos crônicos, e problemas de ergonomia no acesso e operação das mesmas;
  • UFA 2 com problemas de iluminação. Foi relatado que é falha no projeto;
  • U-1943: Sopradores com ruído elevado por impossibilidade de fechar o casulo.