Reunião da CIPA-REDUC
junho 10, 2022
Refinarias vendidas abaixo do valor de mercado
junho 10, 2022

Comissão de SMS Petrobrás

A direção do Sindipetro Caxias participou, na última semana, da reunião bimestral com a gestão da Refinaria que trata do tema de SMS. Uma das pautas de maior importância levada pelos representantes da categoria foi o problema gerado pela falta de efetivo nas paradas de manutenção que encadeiam uma série de acidentes que poderiam ser evitados.

A direção alertou sobre a possibilidade de estar ocorrendo a subnotificação desses acidentes e solicitou à gestão de SMS uma análise de alguns casos, que se comprometeu a fazê-la. Também foi relatada a falta de equipamentos de proteção e a falta de efetivo nas paradas de manutenção da UTE. Foi questionada também a ausência de convite ao sindicato e à CIPA para investigação de um acidente com afastamento.

Transporte UTE:

Foi solicitado pela direção o apoio da REDUC à ASSECAMPE para viabilizar um polo de transporte da rodovia Washington Luiz até as empresas da Av. Fabor para os trabalhadores terceirizados, uma vez que devido à pandemia as linhas de transporte público que rodavam nesta área foram encerradas e ainda não há previsão de retorno. Infelizmente, só participaram os representantes da REDUC. Esperamos que na próxima reunião, os representantes da UTE também se façam presentes.

Valorização brigadista:

Em relação à retirada do dia do brigadista, medida que gerou insatisfação geral, está sendo reavaliada pela gestão.

COVID:

Tendo em vista o aumento no número de casos, o Sindicato questionou se há alguma iniciativa por parte da empresa no sentido de preservas as vidas dos trabalhadores. A REDUC respondeu que as práticas preventivas estão mantidas e que exames para sintomáticos estão sendo realizados no Setor Médico.
Alimentação: A direção cobrou o apoio da sede para melhoria na qualidade da comida servida aos trabalhadores, dado o contrato ser corporativo.

Acesso do Sindicato:

Foram discutidas formas de acompanhamento da CIPA REDUC pelo Sindicato, e a proibição da entrada da direção. A gerência respondeu que seria boa prática a elaboração de um calendário e que a proibição de entrada se deu em virtude de solicitação ter sido feita para adentrar o CIC. É dever do sindicato acompanhar e fiscalizar o ambiente de trabalho, assim como as investigações de acidentes.

Contratados precarizados:

Respondido que existe uma inspeção da SMS rotineira para acompanhamento dos casos e que será reforçada junto às empreiteiras a necessidade do cumprimento do fornecimento de EPIs que estão em falta.