Último boletim Nº 784 no ar!
novembro 29, 2021
Reunião mensal de aposentados e pensionistas
dezembro 3, 2021

Concluída venda da RLAM

Representações sindicais dos petroleiros de todo o país participaram na última sexta-feira, 03, de um grande ato nacional realizado em frente a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, em protesto contra a privatização da unidade, entregue pela metade do preço junto com terminais e outros ativos de logística da Petrobrás no estado.
No mesmo horário, aconteceram mobilizações em outras refinarias e unidades do Sistema Petrobrás, em um recado para a gestão da Mubadala de que os trabalhadores da RLAM têm uma organização sindical forte e coesa, que não medirá esforços para defender os direitos dos empregados da refinaria.

A FUP e seus sindicatos filiados continuarão lutando judicialmente para reverter a privatização da RLAM, barrar a venda das outras refinarias e estancar o maior desmonte da história do Sistema Petrobrás. Várias ações tramitam na Justiça, ainda sem julgamento.
Na Justiça Federal da Bahia, está em curso ação civil pública demonstrando o risco da criação de monopólio regional privado, com impactos negativos para o consumidor, decorrente da privatização da RLAM, que tem capacidade de processar 377 mil barris/dia de produtos de alto valor agregado. Tal problema foi apontado por estudos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, que avaliou ainda outras refinarias que estão à venda e indicou o mesmo risco para todas as plantas.

Estado de greve

Em reunião no dia 30/11, o Conselho Deliberativo da FUP aprovou um calendário de ações contra as privatizações no Sistema Petrobrás, como assembleias para avaliar o indicativo de Estado de greve Nacional, caso o governo Bolsonaro leve adiante a ameaça de apresentação de um projeto de lei para privatização da Petrobrás.
Outra ação aprovada pelos sindicatos da FUP é a ampliação da atuação da Brigada Petroleira em Brasília, nos estados e municípios para construir apoios da sociedade civil à luta para que o Supremo Tribunal Federal julgue as ações de inconstitucionalidade das privatizações que estão sendo feitas sem o aval do Poder Legislativo.
Fonte: FUP