Descumprimento da NR-15 no Laboratório e Prédio Administrativo
fevereiro 3, 2022
Falta de água potável nas unidades em parada de manutenção
fevereiro 3, 2022

Covid na Refinaria

A Direção do Sindipetro Caxias tem recebido inúmeras denúncias quanto ao procedimento adotado pela Gerência da REDUC em relação a nova onda de Covid-19.

Parece que não há um procedimento específico em relação às testagens, número de dias de afastamento, entrega de atestados etc.
Recebemos relatos de que trabalhadores que tiveram suas esposas e filhos com testes positivados para COVID, foram submetidos a testagem de antígeno, mas tiveram seus resultados negativos, foram obrigados a trabalhar sem ao menos terem sido encaminhados ao teste RT-PCR, ignorando a possibilidade do resultado falso-negativo.

Outro caso foi o trabalhador ser obrigado a ir à REDUC entregar o atestado médico devido à Covid, expondo a todos a uma possível contaminação. Seria mais fácil criar um e-mail só para receber os atestados.
Também tivemos relatos da diminuição de forma unilateral dos dias de afastamento dos trabalhadores com Covid que se consultaram fora da Refinaria, lembrando que o atestado médico tem respaldo legal e presunção de veracidade, portanto, deve ser respeitado pela Petrobrás, considerando que cada pessoa apresenta reações distintas, o que pode justificar um período menor ou maior de afastamento.

Para os trabalhadores em teletrabalho, é importante que tenham consciência da diferença entre o home office e o afastamento médico. Pois o trabalho de casa, em razão da pandemia, se trata de uma medida de proteção, já o afastamento médico se refere ao próprio diagnóstico da doença, ou seja, com sintomas ou não, o empregado está com a doença e precisa ser tratado com isolamento e repouso.
O Sindipetro Caxias continuará cobrando que TODOS os procedimentos na luta contra a Covid sejam mais claros e objetivos, a fim de evitarmos um maior número se contaminados em nossa base.