Debate no sindicato resgata história da resistência negra em Caxias desde os tempos dos quilombos

Cipa realiza inspeção das condições de trabalho nos setores de transferência, estocagem e utilidades
março 27, 2023
Amanhã: Sindicato convida para curso virtual de formação sobre machismo na sociedade e combate ao assédio moral
março 27, 2023

Neste dia 17 de março o Sindipetro Caxias realizou uma Roda de Conversa sobre Opressão de gênero e raça na sede do Sindicato.

O debate sobre as várias formas de resistência do povo negro em solo caxiense, “Quilombo Caxias – Conflitos e perspectivas para a classe trabalhadora e a cidade” faz parte da Campanha dos 21 dias de Ativismo Contra o Racismo que junto à celebração do Dia Internacional de Luta da Mulher no dia 8 de março coloca o Sindicato focado em abrir diálogos sobre o combate das opressões de gênero e raça. Não esquecendo jamais do assassinato de Marielle Franco que completou 5 anos sem resposta no dia 14/03.

O debate contou com a presença de lideranças do movimento social de Duque de Caxias, como a União dos Estudantes de Duque de Caxias (UEDC), o Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ), o Fórum em Defesa dos Direitos das Mulheres de Caxias, o movimento Quilombo Raça e Classe, a ASTAPE, do PSOL, PCB e PSTU, além do ex-presidente do sindicato, Nilson Cesário,do diretor do Sindipetro-RJ, Guilherme Moreira e petroleiros de Caxias da base e da diretoria.

Assista na íntegra no pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Eu GyzuFlXlKUk