Eleições CIPA REDUC 2019/20
Gerentes da REDUC voltam atrás no código 1067
setembro 16, 2019

Desvio das atribuições dos Técnicos de Operação contrariando o estudo de O&M

O Sindipetro Caxias enviou ofício à REDUC solicitando que não aplique o “Novo Sistema de Ajuste de Frequência (SAF)”, conforme comunicado aos empregados do Regime de Turno em 10 de setembro de 2019. Cabe ressaltar que apesar de a empresa ter feito um “robusto” estudo de efeti vo, denominado O&M, Organização e Métodos, implantado em 2017, a fi m de reduzir o número de Horas Extras geradas pela falta de efeti vo, não consta esta atribuição a mais para os Técnicos de Operação.

Ao contrário, a e m p r e s a r e d u z i u os efetivos alegando diminuição nas atribuições a partir da implantação d e O p e r a d o r e s d e Manutenção em Horário Administrativo, que até hoje não ocorreu. Cabe ressaltar ainda que os números de dobras não se reduziram conforme pregava o “robusto” estudo da empresa.

Hoje, cada grupo de turno tem em média 85 operadores, 13 supervisores e um Coordenador de Turno, porém, como disse o próprio gerente geral em palestra no auditório, a falta de efetivo gera em torno de 70 dobras por dia. A cada passagem de turno, 25 operadores dobram para compôr o número mínimo da unidade, ou seja, mais de 25% dos trabalhadores estão realizando jornadas diárias de 16 horas.

As dobras só não chegam a 24 horas devido aos “paraquedistas” que vêm na folga. Além da sobrecarga de trabalho gerada devido a falta de efetivo e da não implantação do Operador de Manutenção em Regime Administrativo, a empresa agora quer que o Técnico de Operação em Regime de Turno faça o serviço administrativo, inclusive ameaçando a suspensão do pagamento do mês para aqueles que não fi zerem.