Ação para fornecimento de máscaras protetivas ao COVID
abril 27, 2021
Último boletim Nº 751 no ar!
abril 28, 2021

Dia 28 de abril de 2021, dia de lembrar dos mortos e das vítimas de acidente de trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO.
Esta data deveria estar no calendário do Sistema Petrobrás, e deveria ser lembrado para que os acidentes fossem prevenidos e não tivéssemos mais vítimas e mortos em consequência de acidentes de trabalho.
Os gerentes não gostam deste tema, porque muitos sabem que alguns acidentes são verdadeiras armadilhas que poderiam ser considerados assassinatos. Armadilhas criadas pela gerência para manter a continuidade operacional economizando na manutenção.
Todos os anos lembramos do Técnico de Operação Cabral que morreu dentro de um tanque, em 2016, onde o teto era uma armadilha mortal. O operador cumpriu suas ordens e morreu. Até hoje a Petrobrás se defende afirmando que a culpa da morte do operador foi dele. A morte do Cabral não pode ser em vão!
O sindicato sempre lutou e continuará lutando em defesa da vida, preservando a segurança e saúde do trabalhador. Alertamos a todos que o trabalho em refinaria, terminais e usinas termoelétricas são atividades de risco, risco de perder a vida.
E o maior defensor da vida deve ser o próprio ser humano, que deve resistir a se colocar numa situação que ameace a sua própria existência e de seus companheiros de trabalho.
O sindicato lembra, neste dia, das quase 400.000 vidas perdidas na pandemia aqui no Brasil. Muitos, vítimas do governo de extrema direita do genocida Bolsonaro. Lembramos também dos 15.000.000 contaminados e dos 12.000.000 recuperados. O sindicato sempre reivindicou medidas protetivas para os trabalhadores, porém a Petrobrás era contra. Chegou a proibir o uso de máscara e negava a pandemia. Hoje a empresa se nega a discutir o quanto desta contaminação ocorreu dentro do meio ambiente de trabalho e consequentemente emitir as CATs.
Esta luta será longa, podendo ser aprofundada devido a sequelas que poderão se manifestar nos recuperados como DOENÇAS DO TRABALHO ou DOENÇAS OCUPACIONAIS.
O cúmulo do absurdo, foi o sindicato ter que entrar na justiça para garantir máscara para os trabalhadores. A canalhice máxima, são os gerentes mentindo para a justiça, afirmando que a distribuição de máscara está a todo vapor.

BASTA DE MORTE!

Defenda a vida. Use máscara. Higienize as mãos com álcool e mantenha um distanciamento seguro.