Unidade Nacional – Aposentados Nº 08 – no ar!
outubro 4, 2021
Resistência aos ataques do governo marca Dia Nacional de Luta contra a exposição ao Benzeno
outubro 5, 2021

Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno

Warning sign in toxic green smoke or fog clouds. Vector realistic yellow triangle danger symbol with skull and crossbones and poison vapour spreading on ground isolated on transparent background

A data foi criada em homenagem ao técnico de operações Roberto Kappra, da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, que faleceu em 5 de outubro de 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, doença ligada à exposição ao benzeno.

Kappra trabalhou 11 anos na refinaria e morreu aos 36 anos, 22 dias após serem detectados os primeiros sintomas da doença.

Na época, a Petrobrás se recusou a reconhecer o nexo causal e a CAT só foi emitida tempos depois.

A história de Kappra tornou-se símbolo da luta contra a exposição a essa substância altamente cancerígena.

Os trabalhadores de toda a cadeia produtiva do petróleo e siderurgia, assim como os dos postos de combustíveis – estes não estão incluídos no Acordo do Benzeno – são altamente afetados pela exposição ao agente químico.

Em 2020, o Sindipetro Caxias conquistou uma atualização de PPP com reconhecimento de 15 agentes nocivos no ambiente de trabalho. Entre eles o benzeno, a nafta e o sulfeto de hidrogênio.

O reconhecimento da exposição laboral é fundamental para, além da garantia da aposentadoria especial, o estabelecimento de um possível futuro nexo causal devido a exposição aos agentes nocivos presentes nas plantas industriais.

O Sindicato continuará promovendo ações como esta para garantir o direito de todos os trabalhadores e trabalhadoras da refinaria que estão expostos a agentes químicos e físicos no seu dia a dia.