MP cobra da REDUC padrões de emissões de gases
setembro 30, 2019
ACT: Discutir para avançar
setembro 30, 2019

Dia nacional de luta contra a exposição ao Benzeno

Neste 5 de outubro devemos reafirmar nossa luta contra o governo fascista de Jair Bozonaro (PSL) e, as investidas do patronato coxinha que agora cobra a conta por tê-lo apoiado e, como consequência, o canalha com uma só canetada suspendeu através do decreto 57 comissões tripartites.

Esse fato demonstra a falta de preocupação dos atuais gestores públicos com as questões relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Afirmamos que esses cancelamentos são um grande atraso e mais uma demonstração de que este governo está deliberadamente destruindo os órgãos de participação e representação dos trabalhadores. A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) foi produto de um processo negocial que culminou com a efetivação do Acordo Nacional do Benzeno e regulamentado através da Portaria SSST n.º 14 de 20 de dezembro de 1995 com o objetivo de acompanhar a implementação do Acordo e do Anexo 13, NR 15 – Atividades e Operações Insalubres.

A CNPBz tem por princípio a busca de soluções consensuais para a implementação do Acordo Nacional do Benzeno e é composta por representantes da Bancada do Governo, empresas e trabalhadores.

O fascista Bozonaro pode até ter acabado com a Comissão Tripartite do Benzeno, mas, o movimento sindical não deixará cair no esquecimento a data de 05 de outubro de 2004, na qual morreu o técnico de operações da Petrobrás (RPBC) Roberto Viegas Kapra, vítima de Leucemia Mielóide Aguda, conforme consta no atestado de óbito.

O Sindipetro Caxias lembra que o benzeno é uma substância reconhecidamente carcinogênica em suas exposições crônicas e não existe limite seguro de exposição a este agente químico, sendo a melhor forma de prevenção a “não exposição”.