ACT protege e fortalece categoria
agosto 20, 2021
Último boletim Nº 767 no ar!
agosto 23, 2021

Eleição CIPA REDUC

Estão abertas as inscrições para candidatos à CIPA da REDUC 2021/2022. Os interessados têm até o dia 10/09 para realizar a inscrição.
O período eleitoral será entre os dias 17/09 à 05/10, conforme calendário divulgado pela empresa.
A direção do Sindipetro Caxias lembra que a eleição para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Refinaria de Duque de Caxias é de extrema importância para a formação deste fórum de luta.
Tendo como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, a CIPA deve ser integrada por pessoas comprometidas com os direitos dos trabalhadores.
É tarefa dos membros da comissão identificar os riscos do processo de trabalho, analisar as causas das doenças e acidentes e propor medidas para sua solução, exigir o cumprimento das cláusulas relativas à segurança e saúde do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), elaborar o mapa de riscos, realizar inspeções periódicas, auxiliar no desenvolvimento e na implementação do PCMSO e PPRA, entre outras ações.
Por isso, deve-se ter cautela e refletir bastante para decidir quem realmente está comprometido com a vida, saúde e bem-estar.
O Sindipetro Caxias parabeniza desde já os petroleiros e petroleiras que possuem esse perfil e deseja que a próxima gestão seja combativa e atuante, para que a CIPA retome sua tradição de debates dos problemas e busca de soluções em benefício de toda a categoria.
Vale lembrar que este não deve ser um espaço destinado a fazer disputa política: a CIPA deve atuar junto ao sindicato, principalmente nesse momento tão conturbado do país, onde a união dos trabalhadores e trabalhadoras se faz mais do que necessária.