Esculacho na alimentação da REDUC: já passou de qualquer limite.

Convocação de Assembleia – TECAM
fevereiro 28, 2023
Petros quer pagar bônus de R$ 9,3 milhões para diretores da gestão bolsonarista e petroleiros pagam o pato
março 1, 2023

Esculacho na alimentação da REDUC: já passou de qualquer limite.

Sindicato convoca mobilização da categoria em defesa da dignidade na alimentação

Recebemos na noite desta segunda-feira (27) uma nova denúncia de insetos na comida da REDUC. A situação passou de qualquer limite do tolerável. Nas últimas reuniões locais de RH e da CIPA pautamos insistentemente o tema, com nenhum avanço significativo da gestão da empresa. Chegou a hora da categoria petroleira fazer barulho para mostrar à gestão da REDUC e da Petrobrás que não aceitamos mais um dia com esse esculacho na alimentação!

Boicote fez avançar luta pelo VA/VR
Após a realização do Boicote à Alimentação pela categoria em agosto de 2022, a empresa instaurou um Grupo de Trabalho (GT) para avaliar a possibilidade de implementação do VA/VR. O GT demonstrou a viabilidade do ticket na REDUC, mas, segundo a gestão local, esse assunto está paralisado em análise pela alta direção da empresa.

Novo contrato, velhos problemas
Em 17 de dezembro foi estabelecido um novo contrato para a alimentação, mudando a empresa responsável. Em reunião da Comissão Local de RH, a gestão da REDUC nos informou que este novo contrato já prevê em seu escopo a possibilidade da modalidade de uso do Vale Alimentação, caso este venha a ser implementado, dando alternativas aos trabalhadores em comer no restaurante ou pedir comida fora, caso conquistemos o VA/VR. Somente neste curto período de dezembro a fevereiro, entretanto, 14 notificações de multas já foram aplicadas à nova empresa prestadora de serviços, segundo informações fornecidas pelos fiscais de contrato na última reunião da CIPA recente.

Denúncia no MPT e nova ação na justiça
Após um vasto recolhimento de evidências e denúncias na CIPA, em 16 de novembro de 2022 o departamento jurídico do Sindipetro Caxias entrou com pedido de mediação junto ao MPT a respeito da péssima qualidade do serviço de alimentação coletiva prestado pela empresa contratada. Logo após a volta do recesso judiciário, no último dia 15 de fevereiro, entramos com uma nova ação coletiva (no. 0100151-92.2023.5.01.0202) com pedido de tutela de emergência contra a Petrobrás exigindo, além de uma mudança imediata na qualidade do serviço, a condenação da prestadora de serviços por dano moral coletivo, entre outros requerimentos.
Fatos como os denunciados nesta segunda-feira, entretanto, não podem mais ser tolerados pela categoria. Ninguém aguenta mais tanto esculacho. Por isso, o Sindicato está em contato com o SITICOMMM, representação dos colegas terceirizados para buscar uma solução imediata. A empresa tem adiado este problema urgente indefinidamente e não podemos esperar mais.

Sindicato iniciará mobilização pela alimentação: fique atento!
Convocamos a toda a categoria para uma rodada para organizar uma luta para que a empresa interrompa imediatamente o contrato com a atual empresa e garanta de forma emergencial o VA/VR para toda a categoria petroleira da REDUC. É preciso fechar o restaurante e iniciar obras de modernização, assim como buscar um novo contrato que respeite o trabalhador.