Exposição ao Benzeno: Reunião do grupo de apoio ao PPEOB

Sindicato participa de reunião com a Gerência de RH
novembro 10, 2022

Exposição ao Benzeno: Reunião do grupo de apoio ao PPEOB

A direção do Sindipetro Caxias e os representantes da CIPA participaram no dia 26/10, da reunião do grupo de apoio ao PPEOB (Programa de Proteção a Exposição Ocupacional ao Benzeno), onde a Petrobrás realizou uma breve explanação sobre as ações em andamento.

Foram cobradas algumas medidas previstas em norma, instruções normativas e no acordo nacional do benzeno acerca da realização e acompanhamento de trabalhadores e trabalhadoras. Dentre elas, a realização de contraprova e coleta de urina no final do terceiro dia de jornada de exposição. Foram destacadas também as dificuldades das empresas terceirizadas em realizar estes exames da maneira correta, e como sugestão, os representantes dos trabalhadores sugeriram que seja utilizado o sistema da Petrobrás como apoio até que haja estrutura na vila.

De acordo com a Petrobrás, foi criado um sistema onde a cada três meses os gerentes devem atualizar as listagens de expostos próprios. Para este ano, todas as avaliações de Índice de Julgamento já estão concluídas. A próxima avaliação está prevista para o mês de março do ano que vem.

Foram realizados, também este ano, testes de curta duração. O anexo 13-A da NR-15 é muito nítido em relação a inexistência de qualquer limite de tolerância ao benzeno, porém, a Petrobrás insiste em remeter à ACGIH (Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais) para burlar este entendimento e não reconhecer esta exposição. No entanto, os resultados apresentados pelos testes de curta duração, indicam valores acima do tolerável pelo que recomenda a própria ACGIH. Isto é um ponto claro de atenção e necessidade tratamento pelo setor médico e higiene ocupacional no reconhecimento da exposição dos trabalhadores ao benzeno.

Em torno de 1100 profissionais da Petrobrás fazem parte do Grupo Homogêneo de Exposição. Diante dos resultados demonstrados, foi discutida a adoção de outras metodologias de medição, conforme recomendação de outros órgãos públicos como a FUNDACENTRO.

O Sindicato reafirma o compromisso de se manter firme no acompanhamento da saúde e segurança dos trabalhadores, sempre zelando pela adoção das melhores práticas nestas reuniões.