NÃO SAIA DE CASA
junho 9, 2020
Sem manutenção REDUC começa a explodir
junho 17, 2020

Fogo na Reduc

Ocorreu um incêndio na REDUC às 14:40h na U-1210 (Destilação atmosférica). Devido ao rompimento da linha de 6 polegadas de circulação de resíduo de vácuo da torre T-103 com as bombas Ps-116 A/B/C. Vazamento de óleo combustível a 350°C seguida de um flash que ocasionou um incêndio com labaredas com mais de 10 metros de altura, por muita sorte não atingiu um trabalhador.

O incêndio teve duração de 1 hora e 10 minutos, graças ao trabalho conjunto dos trabalhadores do SMS – Segurança industrial e da Brigada própria de incêndio conseguiram controlar e extinguir o fogo.

As informações do setor de saúde da REDUC é de que não há feridos.

A última parada de manutenção da U-1210 foi em 2017 e pela NR-13 deveria parar este ano (prazo máximo de três anos) pois a refinaria não tinha SPIE do período.

A direção do Sindipetro Caxias participou do GT de investigação deste acidente conforme ACT. Mas pela avaliação inicial do GT faltou comprometimento da gerência de inspeção de equipamento no diagnóstico e respeito a periodicidade conforme NR-13 em detectar e realizar a manutenção da tubulação conforme mostra a foto da linha estourada.