FUP e FNP indicam rejeição da 3° contraproposta
agosto 22, 2022
Petroleiros de Caxias começam assembleias com rejeição em massa à contraproposta da Petrobrás
agosto 24, 2022

FUP e FNP indicam rejeição da 3ª proposta da empresa

Após a Petrobrás e subsidiárias apresentarem as propostas, as duas federações concluíram suas reuniões. E estão indicando a rejeição.
Depois de mais de um mês de escárnio e demora, finalmente a Petrobrás apresentou uma proposta que respeita a mesa com as Federações e com a qual podemos iniciar a negociação. Precisamos garantir a retirada dos ataques colocados e buscar avançar nos pontos propostos pelas Federações. Até o momento, as propostas iniciais da FUP e da FNP não foram atendidas.

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Pelo presente edital, conforme artigo 12 parágrafo 2º, do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de Petróleo de Duque de Caxias, situado na Rua José de Alvarenga, 553/Centro, o Presidente convoca todos os associados que compõem a base de representação do Sindipetro Caxias na REDUC, Terminal de Campos Elíseos – TECAM, TermoRio (UTE-GLB) e Aposentados/Pensionistas a comparecerem às assembleias, conforme calendário, para tratar dos seguintes pontos de pauta:

1. Rejeitar a terceira proposta apresentada pela Petrobras e subsidiárias no dia 17/08/22
  2. Prorrogação do ACT até o fim das negociações com garantia da data-base
  3. Aprovação de contraproposta divulgada no boletim de convocação da assembleia pelo Sindipetro Caxias
  4. Intensificação das mobilizações e plano de lutas

Duque de Caxias, 23 de agosto de 2022
Marcello Bernardo Xavier Reis Sá | Presidente

Veja as perdas que seguem presentes na proposta:

• Exclusão do parágrafo 4º da Cláusula 42 do Acordo Coletivo – Garantia do Emprego;
  • Fim dos Acordos Regionais do NF, que impactam todos os trabalhadores offshore;
  • Turno 1×1 em prédios administrativos e/ou não industriais;
  • AMS: manutenção do limite de 30% da margem consignável, e da relação de custeio 60×40;
  • Retirada de adicionais na Transpetro;
  • Ataque à organização sindical, com a flexibilização da Contribuição Assistencial e diminuição das liberações sindicais para a FUP;
  • Nenhuma cláusula sobre Teletrabalho;
  • Sem aumento real do salário.

Rejeitar a proposta e intensificar as lutas e mobilizações – Em defesa dos empregos e do ACT, Sindipetro Caxias, FUP e FNP indicam rejeição da proposta

Somente na gestão Bolsonaro, a Petrobrás transferiu R$258,7 bilhões em dividendos para os acionistas, uma média de 102% do lucro líquido da Petrobrás no período (fonte: DIEESE). Enquanto isso, as gerências tentam empurrar goela abaixo da categoria um ACT rebaixado, que chancela demissões, retira direitos, ataca aposentados, pensionistas, trabalhadores da ativa e as organizações sindicais.
A empresa, mais uma vez, está usando a chantagem do fim da data-base para tentar passar uma proposta rebaixada, que não garante conquistas para a categoria. Porém, não iremos aceitar qualquer tipo de chantagem! A negociação ainda não acabou! Vamos rejeitar a proposta e iremos à luta!

CONTRAPROPOSTA Para enviar à empresa:

• Manutenção da cláusula de garantia do emprego;
  • Manutenção dos acordos regionais do NF e ampliação para as bases que não tem (LP, RJ e ES);
  • AMS: retomar a relação de custeio 70×30 e da Margem Consignável em 13%;
  • Aumento real de salário;
  • Não ao regime de turno 1×1 das bases administrativas;
  • Defesa da Organização Sindical, contra a diminuição dos liberados da FUP, garantia de liberações para a FNP e contra a nova metodologia da Contribuição Assistêncial
  • Transpetro: manutenção do Adicional de Mestre Nacional (CNCL) e negociação de novo adicional de dutos (Extra e Intramuros).