Refinarias vendidas abaixo do valor de mercado
junho 10, 2022
Não aceitaremos o ataque de Lira ao deputado federal Glauber Braga
junho 10, 2022

FUP e FNP preparam resistência a ameaças privatistas do presidente da Câmara e Bolsonaro

Arthur Lira tenta colocar em pauta projeto de privatização da Petrobrás

A no último dia 07/06, diversos dirigentes de sindicatos petroleiros, da direção da FUP e da FNP, chegaram em Brasília (DF) na Brigada Petroleira. A iniciativa conjunta visa conscientizar deputados, senadores e assessores parlamentares sobre o plano privatista do deputado Arthur Lira (PP-AL) e de Bolsonaro.

Lira pretende apresentar um Projeto de Lei (PL) de privatização total da estatal, se já não bastassem os prejuízos que o país vem sofrendo com a venda de refinarias e a política de paridade do preço internacional que cobra em dólar e adicionando custos de importação fictícios pelo óleo extraído aqui.

No último dia 30, Lira ainda disse que, “pela polarização, pela necessidade de um quórum específico de mais de 308 votos no Congresso, nós não teremos condições agora, mas nós, agora, teremos condições, se o governo mandar, de vender parte das ações da Petrobras, isso subsidiado por um projeto de lei de maioria simples, no Congresso Nacional, e o governo deixa de ser majoritário”.
Um o ataque claro à soberania do país, que objetiva entregar a Petrobrás, com seus bilhões de barris de petróleo, à exploração imperialista. Mesmo que possa se tratar de um blefe desesperado do governo, não podemos lidar assim, precisamos encarar com seriedade e armar nossa categoria para resistir a essa ameaça privatista.

Por isso, depois do dia de luta vitorioso no último 2 de junho, as direções da FUP e FNP reuniram-se na sede do Sindipetro-RJ para avançar na construção da unidade nacional da categoria contra a privatização. Foi aprovado um calendário de mobilizações para os próximos meses, convocando a categoria a se movimentar de forma unitária para barrar a ameaça golpista de Lira e Bolsonaro, iniciando com o envio dessa Brigada Petroleira a Brasília. Por fim, o debate sobre a mesa única continua e uma nova reunião nas próximas semanas aprofundará o tema.