RSR
Eleição Sindipetro Caxias
março 2, 2021

Gestores dificultam a participação de Cipistas na REDUC

Tendo a CIPA a tarefa de zelar por adequadas e seguras condições nos ambientes laborais, observar e relatar as condições de risco, solicitando ao gestor medidas para reduzi-los e eliminá-los, quanto mais engajados, pró-ativos e responsáveis forem os seus membros, melhor serão as condições de segurança no ambiente de trabalho e assim o trabalho da comissão poderá fazer diferença para todos.

No entanto, a comissão da CIPA 2020-2021 da REDUC mal começou e já estão tendo problemas para realizarem as suas atividades.

O RH da empresa junto com a gestão da refinaria, a todo tempo vêm impedindo o Cipista do turno
de estar presente nas reuniões virtuais por conta da pandemia, criando entraves como não abonando o dia de trabalho do turno para participar das atividades na CIPA.
O Cipista precisa ficar dando “jeitinhos”. Pedindo trocas aos colegas ou tentando negociar com o seu gerente uma forma de ser liberado para a atividade.

A empresa caminha na contramão de boas práticas de SMS e retira a autonomia de uma comissão tão importante como é a CIPA, atropelando a própria NR-5:

5.10 – O empregador deverá garantir que os cipistas tenham a representação necessária para a discussão e encaminhamento das soluções de questões de segurança e saúde no trabalho analisadas na CIPA.

O Sindipetro Caxias irá protocolar denúncia ao Ministério Público do Trabalho sobre mais uma agressão dos gestores à boa política de proteção de acidente, limitando as ações da CIPA.