Plano estratégico da Petrobras não convence
novembro 26, 2021
Horas extras excedentes
novembro 26, 2021

GHEs e Benzeno

Warning sign in toxic green smoke or fog clouds. Vector realistic yellow triangle danger symbol with skull and crossbones and poison vapour spreading on ground isolated on transparent background

O benzeno é uma substância cancerígena utilizada na fabricação de combustíveis, que não possui um índice seguro de exposição aos seres humanos. Por isso, seus trabalhadores devem ser submetidos a exames periódicos para verificação de possíveis alterações sanguíneas.
É de extrema importância que seja feito o acompanhamento periódico dos trabalhadores dos Grupos Homogêneos de Exposição com o teste do ácido TT mucônico.

Em 2020, o Sindipetro Caxias conquistou uma atualização de PPP com reconhecimento de 15 agentes nocivos no ambiente de trabalho. Entre eles o benzeno, a nafta e o sulfeto de hidrogênio.
O reconhecimento da exposição laboral é fundamental para, além da garantia da aposentadoria especial, o estabelecimento de um possível futuro nexo causal devido a exposição aos agentes nocivos presentes nas plantas industriais.
Mas além de pensar no futuro, é preciso pensar no agora. E o acompanhamento médico dos petroleiros destes GHEs é essencial para garantia da vida. Caso os exames tenham sido suprimidos de seu periódico, procure o sindicato o quanto antes. Prevenção é vida.