A Petrobrás é do Brasil. A Petrobrás é sua
novembro 26, 2019
Participantes e assistidos do PP I aprovam proposta de equacionamento do GT Petros
dezembro 5, 2019

Governo quer exterminar Sindicatos e FUP

Como escreveu em seu blog (https://marceloauler.com.br/ives-gandra-e-a-pena-de-morte-a-sindicatos-e-a-fup/), o jornalista Marcelo Auler descreveu qual a real intenção do ministro Yves Gandra Martins, do Tribunal Superior do Trabalho, ao determinar multa de R$ 32 milhões às entidades.

“Não bastasse ter raspado todo o caixa dessas dez entidades, o ministro ainda determinou o bloqueio das futuras receitas. Algo que é ilegal”

“A legislação brasileira jamais admitiu a pena de morte. Só a aceita em casos de guerra.
Apesar disso, através de uma decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva Martins Filho, provocado pela Petrobras, deu decisão que praticamente condena à morte nove sindicatos e a própria Federação Única dos Petroleiros (FUP)”, escreve Auler.

A FUP considera como arbitrárias as decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Primeiro, multando a categoria em R$ 2 milhões por dia de mobilização; depois, suspendendo o repasse mensal de recursos à FUP e aos sindicatos filiados à federação e autorizando o bloqueio cautelar das contas das entidades, em resposta a uma liminar da Petrobrás. A última vez em que o TST tomou decisão similar foi em 1995, quando uma greve dos petroleiros afetou o abastecimento de combustíveis do país.

Diante disto, os trabalhadores das bases do Sindipetro Caxias resolveram por encerrar as ações na manhã do dia 26/11, tendo em mente que se as decisões do TST prejudicaram o movimento, também ficou comprovada a força de mobilização dos petroleiros.