Chega de van! Sindicato exige melhorias no transporte
agosto 20, 2021
Assédio sexual x trabalho
agosto 20, 2021

GT U-1710

Red and Blue Activist Rebellion Fist Symbol. Abstract Vector Riot Emblem or Logo Template. Hand with Rays in a Circle Silhouette. Isolated.

Em Junho de 2021, num intervalo de tempo de menos de uma semana, a REDUC teve ocorrências de incêndio com alto potencial de risco em duas unidades de processo: U’s 1250 e 1710.
A direção do Sindipetro Caxias solicitou a criação de grupos de investigação para estes dois incidentes conforme ACT 2020-2022, cláusula 74, parágrafo 5º, que diz que a Companhia, no caso de acidentes com vazamento de produtos, comporá comissão de investigação das causas com a participação da Entidade Sindical e da CIPA.
A investigação de incidentes é uma conduta essencial, porque entender o que aconteceu e os fatores que levaram aquele evento, ajuda a adotar as medidas necessárias para evitar novos episódios, garantindo também o aprimoramento das ações preventivas.
Com base nas informações coletadas e a partir das experiências adquiridas nas próprias ocorrências em si, é possível elaborar sugestões preventivas para evitar uma repetição daqueles incidentes e também a ocorrência de acidentes mais graves que podem ser prejudiciais tanto para a empresa, pelos danos materiais, quanto (e principalmente) para os trabalhadores, que podem ter prejuízos à saúde ou até mesmo à própria vida.
O Sindipetro Caxias entende que a investigação de incidentes de trabalho deve ter objetivo educacional e nunca caráter punitivo.
No entanto, chegou ao conhecimento da direção do sindicato que a partir da apresentação do relatório à alta Gerência da REDUC o trabalho do grupo de investigação, que já estava concluído, desandou por completo.
Com uma atitude abusiva e antidemocrática, foram desrespeitadas as considerações do grupo e com uma canetada, a conclusão do relatório foi alterada.
Se a Gerência Geral, que não participou em nenhum momento do processo de investigação, intimida os componentes do grupo e os obriga a mudar a conclusão, então qual foi o propósito da criação do grupo?
O propósito foi culpar trabalhadores para encobrir a precarização das condições de trabalho; a falta de treinamento – com DDSMS e TLT’s não sendo realizados pelos Supervisores; número do efetivo inferior ao necessário para a realização das manobras de forma segura nas unidades de processo e o acúmulo de tarefas durante a jornada de trabalho.
O Sindipetro Caxias adverte aos trabalhadores/as que utilizem o seu poder de recusa e cumpram os procedimentos na sua integralidade. Não aceitem intimidação de Gerentes e Supervisores para que o serviço seja feito mais rápido.
Procurem a direção do sindicato para lutarmos contra o assédio gerencial e o descaso com a segurança nos locais de trabalho.