II CONPERJ
junho 23, 2021
Perdeu algum debate do 2º Conperj? Confira todo o conteúdo e participe das discussões
junho 25, 2021

II CONPERJ

Video conference screen with group of people. Online communication of team or friends, virtual business meeting, conversation on webinar or course. Vector cartoon videoconference

O Congresso dos Petroleiros do Rio de Janeiro, foi realizado entre os dias 23 e 25 de junho, em formato virtual. O II CONPERJ, reuniu representações das bases do Sindipetro-Caxias (15º Conduc), Sindipetro-NF (17º Congrenf) e petroleiros da oposição do Sindipetro RJ.
Em um momento dramático do país, quando mais de 500 mil pessoas morreram em razão do negacionismo assassino do Governo, o congresso trouxe o tema “Juntos em defesa da vida #Forabolsonarogenocida”.
No primeiro dia de Crongresso, o início das atividades foi marcado com uma mesa sobre a AMS e a Petros, que contou com a participação do diretor do Sindipetro-NF, Rafael Crespo, do Economista e Técnico do DIEESE na FUP, Clovimar Carine, do Conselheiro da Petros Norton Almeida, e do diretor Antônio Alves.
A programação contou ainda com uma mesa sobre conjuntura comandada por Normando Rodrigues, assessor jurídico do Sindipetro-NF e FUP e Ricardo José Ribeiro Berzoini, que já atuou como Ministro da Previdência Social, Ministro do Trabalho e Emprego, Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, e Ministro das Comunicações.
Apesar de este ano não ter pauta salarial – já que a vigência do ACT é até 2022 – os petroleiros e petroleiras participaram de debates que são de interesse da categoria, tanto dos trabalhadores da ativa quanto aposentados, como AMS, PETROS, privatizações, retorno à atividade presencial (para quem está trabalhando em home office) e outros temas. A programação contou com salas fechadas para os debates internos, porém também foram realizadas mesas abertas ao público por meio das lives. Infelizmente, este ano o congresso teve que ser realizado de forma virtual, devido à pandemia, mas esperamos que em breve com todos vacinados, possamos nos encontrar presencialmente.
Parte da programação, que foi transmitida ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook do Sindipetro Caxias e Norte Fluminense, está disponível para os petroleiros e petroleiras que queiram assistir novamente.