Incêndio mostra necessidade de aumentar o número mínimo da Operação no TECAM

Nota de pesar
fevereiro 19, 2024
Inspeção de Área CIPA REDUC – 06/02/2024
fevereiro 20, 2024

Incêndio mostra necessidade de aumentar o número mínimo da Operação no TECAM

Na última terça-feira de carnaval (14/02) ocorreu um incêndio iniciado na mata ao lado do Terminal de Campos Elíseos que ameaçava se alastrar para dentro do terminal.

Fora do horário do expediente do Horário Administrativo, como era o caso do referido dia, a brigada de combate a incêndio é composta apenas pelo efetivo da Operação. Em alguns grupos são apenas dois operadores no Turno. Sendo assim, um deles precisa acompanhar os painéis da sala de controle e a outra pessoa é insuficiente para realizar qualquer combate a Emergência. Esse efetivo reduzido descumpre a norma NBR14276 e coloca os trabalhadores e as instalações em risco.

Para piorar a situação, o pessoal dos bombeiros do GOPP estava sem água para combate ao incêndio no dia do ocorrido.

Felizmente, naquele dia, especificamente, havia um grupo com três operadores no Terminal, o que permitiu que fossem tomadas ações de emergência para combate ao incêndio sem prejudicar de forma crítica e imediata operação do Terminal ou causar risco grave a integridade física dos trabalhadores.

Esse episódio expõe o risco que a categoria corre ao trabalhar em grupos com apenas dois operadores no Turno. Além disso, denunciamos o fato de os operadores serem chamados para realizar tarefas externas, quando na realidade, o efetivo reduzido impossibilita que se possa deixar de contar com um dos operadores para as tarefas no Terminal.

Portanto, solicitamos o cumprimento da norma NBR14276 e o aumento do efetivo da operação do TECAM para que o efetivo possa trabalhar em condições seguranças.

Sindipetro Caxias | 19/02/2024