Informe eleição CIPA TECAM
Reserva Biológica do Tinguá comemora 32 anos
maio 21, 2021

Informe SINDIPETRO Caxias FGTS – ano 1999 a 2013

AÇÃO COLETIVA DO SINDICATO FOI JULGADA IMPROCEDENTE. CASO SEJA VITORIOSA A TESE NO STF, O SINDICATO IRÁ RETOMAR A PROPOSITURA DAS AÇÕES INDIVIDUAIS

O Sindipetro Caxias, vem recebendo inúmeros questionamentos sobre a tese que seria julgado no ultimo 13 de maio pelo STF. A referida tese pretende trocar o índice da correção fundiária de TR pelos índices INPC, IPCA ou IPCA-E (sendo estas mais vantajosos).

No ano de 2014, o sindicato entrou com inúmeras ações individuais sobre o tema. Ao observar a mudança no cenário econômico do País em 2016, e prevendo que a mudança de conjuntura sócio econômica não seria favorável, o sindicato em proteção aos seus associados, preferiu seguir com o tema em sede de demanda coletiva (já que, com a perda da ação individual o trabalhador poderia ser condenado em custas e honorários sucumbenciais).

Assim, tivemos algumas poucas ações individuais que foram perdidas e a ação coletiva também foi julgada improcedente, pois no ano de 2018 o Superior Tribunal de Justiça julgou improcedente a referida  tese com o seguinte fundamento:

“A remuneração das contas vinculadas ao FGTS tem disciplina própria, ditada por lei, que estabelece a TR como forma de atualização monetária, sendo vedado, portanto, ao Poder Judiciário substituir o mencionado índice”.

Hoje, o jurídico do sindicato aguarda ansiosamente a decisão do STF, pauta a que foi adiada para dar seguimento as atividades, individualmente quanto ao tema. Caso seja favorável o julgamento, o sindicato irá resguardar o direito de seus associados.
Qualquer dúvida entrar em contato via WhatsApp (21)994392680